bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Leite e derivados elevam IPC a 0,36% na cidade de São Paulo

São Paulo, 6 - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de 0,36% em maio. A inflação no município de São Paulo ficou acima do índice de abril (0,33%), mas recuou na comparação com a taxa de 0,40% apontada na terceira prévia de maio. O índice foi divulgado ontem pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o coordenador do índice, Márcio Nakane, o comportamento dos preços do leite e seus derivados foi o principal fator de alta da inflação de maio na capital paulista, em relação a abril. A movimentação de preços do leite levou o Grupo Alimentação do terreno negativo (queda de 0,13% em abril) para o positivo (alta de 0,58%). Para Nakane, a elevação dos preços do leite se deve a dois fatores que vêm prejudicando a oferta do produto, além da já esperada época de entressafra. O primeiro é a interferência do mercado internacional, que provocou a maior exportação do leite em pó. E o segundo é uma mudança na composição da alimentação do gado leiteiro no País.

De acordo com Nakane, a inflação de junho na cidade de São Paulo será ligeiramente menor que a de maio: 0,32%. Na avaliação do coordenador do IPC/Fipe, o índice apresentará elevação menor por causa da queda de preços na maioria dos grupos analisados. A exceção, segundo ele, será o grupo Alimentação, que já foi o maior responsável pela alta de maio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Notícias por Ano