Leste paulista realiza 5º Concurso do Café de Amparo e Região do Circuito das Águas

Acontece no período de 13 a 29 de setembro, no leste paulista, o “5º Concurso do Café de Amparo e Região do Circuito das Águas”. O concurso tem por objetivo a seleção de lotes de café de qualidade Coffea Arábica L., separados em três categorias distintas, ou seja, os grãos produzidos pelo processo de via úmida, de via seca e de micro-lotes. Os cafés vencedores da seletiva regional ainda ganham o direito de participar do Concurso Estadual de Qualidade – “Prêmio Aldir Alves Teixeira” - Safra 2012.
O evento é fruto de parceria entre Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio do Pólo Leste Paulista/APTA Regional e da CATI Bragança Paulista; SENAR/FAESP-SP e Prefeitura Municipal de Amparo. A coordenação é por conta do Sindicato Rural de Amparo com o apoio do SEBRAE/SP e do Sindicato Rural de Socorro.
Nos dias 27 e 28, na sede do Polo Regional Leste Paulista, em Monte Alegre do Sul, haverá a “análise sensorial das amostras de café”. E no dia 29, às 12h, em Amparo, será a cerimônia de divulgação e premiação do concurso. Ainda no último dia, está prevista, às 9h, a palestra “Tecnologias acessíveis para o pequeno produtor de café, objetivando a qualidade”, por representante do SEBRAE-SP.
Papel da pesquisa
Além de sediar o evento, a unidade regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA/SAA) realiza avaliações qualitativas dos cafés regionais, diagnosticando os principais problemas de cultivo e de pós-colheita do produto, diz o pesquisador Daniel Gomes. Além disso, o Polo Regional Leste Paulista avalia a acuidade dos provadores durante as análises sensoriais.
Os resultados individualizados das avaliações também fornecem a cada participante um diagnóstico dos principais defeitos das amostras de café apresentadas, explica Daniel. “Isto possibilita a intervenção dos produtores nas safras subseqüentes, aumentando assim a qualidade da bebida do café e a maior remuneração por saca.” Além dos pesquisadores do Pólo Regional, participam da ação os pesquisadores do Laboratório do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (LAFISE/CCQA-ITAL-APTA), referência em qualidade de café torrado e moído no Brasil.
Mais informações podem ser obtidas com Rita Salmazo pelo telefone (19) 3807-2837 ou ainda com o pesquisador Daniel Gomes pelo e-mail: daniel.gomes@apta.sp.gov.br.
CRONOGRAMA:
Dia 13/09/2012 - Prazo final de entrega das amostras - Casas da Agricultura, CATI Bragança Paulista e Sindicato Rural de Amparo.
Dias 27 e 28 - Análise sensorial das amostras de café - Polo Regional Leste Paulista – Estrada Nelson Taufic Nacif, Km 03 - Monte Alegre do Sul - SP
Dia 29 - Divulgação e premiação do concurso - Mercado Municipal Prefeito Alcidez Penteado - Amparo - SP.

Acesse  folder para inscrição :

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende