bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Livro sobre os 75 anos da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da APTA de Jaú é lançado na cidade

No dia 7 de maio de 2013, será lançado na cidade de Jaú, interior de São Paulo, o livro “Terra Roxa: Vida e Ciência na Estação Experimental de Jaú”. A obra retrata a história dos 75 anos da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O lançamento acontece no Espaço União Livraria & Café, às 20h. O evento integra a programação do festival cultural Terças de Outono. A entrada é gratuita.
Escrito pela historiadora, Léa De Ungaro de Almeida Prado e pelo jornalista José Renato de Almeida Prado, a partir da ideia da pesquisadora da APTA, Gabriela Aferri, o livro retrata uma das mais antigas unidades de pesquisa agrícola do Estado de São Paulo. A história da Unidade e da cidade é escrita sob o olhar da agropecuária e da pesquisa científica. “O livro reúne fatos históricos e científicos tão expressivos, que constituem material de extraordinário interesse não só à comunidade acadêmica, mas a todos os jauenses e paulistas”, afirma José Renato de Almeida Prado.
 A obra tem 202 páginas e 100 fotografias de fatos históricos e científicos. A UPD de Jaú da APTA foi criada, em 1937, para ser um Campo de Demonstração de práticas agrícolas e pecuárias. A UPD da Jaú nasceu em uma época turbulenta, poucos anos depois da queda da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, que derrubou os preços do café.
Além das dificuldades em comercializar o produto, os cafeicultores ainda enfrentavam problemas climáticos, como chuvas fora de época, e o ataque de pragas nas lavouras, como a broca do café. Diante do problema fitossanitário e econômico, a pesquisa agrícola desenvolveu variedades de algodão para oferecer uma alternativa aos produtores que desejassem mudar de atividade e novas técnicas de manejo para lidar com as pragas do café.
Os autores do livro destacam que procuraram mostrar, além da importância científica do centro de pesquisas, a conjuntura do desenvolvimento dos trabalhos e as histórias pitorescas de alguns personagens, como a do trabalhador braçal José Lucas, que mais tarde brilharia nos campos do XV de Jaú e do Flamengo, com o nome de Servilio. Outra história curiosa é o depoimento do músico e compositor Nando Reis, sobre seu avô, o agrônomo José Cassiano Gomes dos Reis, que intercedeu pela Unidade.
Além das contribuições históricas para o agronegócio regional e também do Estado, a UPD da APTA desenvolve atualmente trabalhos com cachaça, confinamento de ovinos e alimentos funcionais, com o objetivo de melhorar a qualidade da carne, além de pesquisas relacionadas à cana-de-açúcar, nas áreas de fertilização, sanidade, tolerância e sensibilidade hídrica de variedades. Na Unidade foi plantado o primeiro campo deseedling de cana-de-açúcar e lançadas cinco variedades de cana do Programa Cana IAC.
Para a elaboração do trabalho, houve extensa consulta a arquivos, relatórios, correspondências, textos jornalísticos, além de contatos e entrevistas com dezenas de fontes. O livro será vendido por R$ 55 reais e parte da renda será destinada à conservação do patrimônio histórico da UPD da APTA.
Serviço
Lançamento do livro “Terra Roxa: Vida e Ciência na Estação Experimental de Jaú”
Data: 7 de maio de 2013
Horário: 20h
Local: Espaço União Livraria & Café
Endereço: Avenida Dr. Quinzinho, 511, Chácara Peccioli, Jaú- SP. A livraria fica no piso térreo do Shopping de Jaú
Entrada gratuita
Texto: Fernanda Domiciano – Assessoria de Imprensa – APTA
Com informações do Espaço União Livraria & Café
Assessoria de Imprensa – APTA
19 – 2137-0616/613
 Acompanhe a Secretaria

Notícias por Ano