bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Mais de 200 profissionais da Secretaria de Agricultura de São Paulo participam de treinamento em doenças de animais aquáticos

Mais de 200 veterinários, agrônomos, biólogos, zootecnistas, pesquisadores e técnicos de apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participaram do Treinamento de Vigilância e Atendimento às Suspeitas de Doenças de Animais Aquáticos, promovido de forma online pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Instituto de Pesca (IP-APTA) e Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

O objetivo do evento foi capacitar os profissionais envolvidos nas atividades da cadeia produtiva da pesca e da aquicultura a temas relacionados à sanidade dos animais aquáticos. A ideia foi entender as necessidades de ações de vigilância, identificação e suspeita de doenças e colheitas de amostras a fim de atender ao Programa Nacional de Animais Aquáticos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Segundo o diretor do Instituto de Pesca, Vander Bruno dos Santos, a aquicultura é uma atividade que vem crescendo no Brasil, por isso, há maior possibilidade de ocorrência de doenças, devido a maior produtividade e maior densidade na produção. “Desta forma, é importante que toda a Secretaria esteja preparada para evitar que determinadas doenças e viroses cheguem a nosso Estado e, caso ocorram infecções, orientar de forma correta os produtores para minimizar os prejuízos”, afirma.

O IP, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), desenvolve pesquisas na área de sanidade da aquicultura e tem trabalhado de forma integrada com as demais coordenadorias da pasta. Segundo Vander, o Instituto realiza pesquisas em bacteriose e está equipando laboratório para realizar o diagnóstico de viroses em peixes. “Além disso, trabalhamos no desenvolvimento de vacinas e no uso de produtos, como os probióticos, que podem auxiliar na prevenção e combate dessas doenças”, explica.

Integração

A integração entre a defesa agropecuária, extensão e pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do Programa Estadual de Sanidade de Animais Aquáticos, visto que a cadeia produtiva da aquicultura tem apresentado um importante crescimento econômico no Estado, porém com pouca adesão dos produtores ao cadastro no sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), de acordo com a médica veterinária Adriana Muniz, do Grupo de Defesa Sanitária Animal da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

“Como a CDRS e o Instituto de Pesca têm uma inserção maior entre os produtores, se faz necessário aprimorar o trabalho conjunto entre os entes da Secretaria para que trabalhem em parceria, apoiem e divulguem as ações de defesa sanitária, permitindo uma maior vigilância das doenças que podem causar prejuízos aos produtores”, afirma Adriana.

Para o coordenador da CDRS, José Luiz Fontes, o treinamento dos extensionistas é fundamental pois têm uma interlocução direta com os piscicultores e pescadores, podendo orientá-los sobre a importância de fazerem as notificações necessárias no caso de observarem qualquer irregularidade, além de ajudá-los no reconhecimento de possíveis doenças e problemas. “A notificação ajudará na resolução do problema e evitará que cause maiores danos econômicos e ambientais não só a ele próprio como a toda cadeia. Essa ação conjunta da Secretaria e o apoio dos envolvidos nas atividades fará toda a diferença”, afirma Fontes.

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
fdomiciano@sp.gov.br
gsalmeida@sp.gov.br

Notícias por Ano