Mercosul tomará posição conjunta contra a aftosa

Os ministros e secretários de Agricultura dos países sócios do Mercosul Ampliado (Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia e Chile) decidiram no final da última semana, em reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) em Buenos Aires, tomar medidas concretas e adotar uma posição conjunta para controlar a febre aftosa na região. O objetivo “é manter e defender o status de região livre de febre aftosa com vacinação”. Para tanto, o CAS decidiu convocar os três principais organismos regionais do setor, o Comitê Veterinário Permanente (CVP), Panaftosa e Giefa, para uma reunião a ser realizada ainda neste mês, com o objetivo de apresentar um plano inicial de controle da doença e começar a executar o programa do Mercosul livre de aftosa. Os ministros também decidiram dispor de recursos financeiros necessários para que sejam concretizados os planos de controle e monitoramento regionais.