bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Museu do Instituto de Pesca sedia exposição do Navio de Pesquisa ORION

O Museu do Instituto de Pesca/APTA, em Santos lançou nesta semana a Exposição do Navio de Pesquisa ORION - N/Pq ORION, com fotos e registros da embarcação que atuou como um Centro de Pesquisa e Aprendizagem por quase cinco décadas no litoral brasileiro. No Museu, que pertence à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é possível ver equipamentos utilizados para as pesquisas, fotos da tripulação e de seu lançamento, ocorrido na década de 1970.

Em 1976, o Instituto de Pesca foi autorizado a receber, por doação do Governo do Japão, equipamentos para o N/Pq ORION, considerado uma base flutuante, com capacidade para abrigar 10 pessoas, entre tripulantes e pesquisadores. Foi construído em 1977 pela Empresa Brasileira de Construção Naval (EBRASA), na cidade de Itajaí – SC, para combinar pesca e pesquisa e operar com qualquer tipo de aparelho de captura. O navio foi projetado para realizar pesca prospectiva, exploratória e experimental, além de estar equipado para coletar dados oceanográficos físicos e químicos.

A participação do N/Pq ORION foi determinante para o alcance dos objetivos estabelecidos nos projetos do Instituto de Pesca, como pesquisa sobre captura de peixes e crustáceos, com emprego de armadilha, captura de polvo com potes de cerâmica e de atuns e afins com linha espinhel.

Outros projetos de destaque executados com a embarcação foram o Projeto Anchoita, em 1979; Prospecção de algas no Litoral Leste do Brasil – convênio IPT e SUDEPE, em 1982; Identificação e distribuição de juvenis de Serranidae – Santos a Abrolhos, em  1985; e Pesca experimental de lulas com atração luminosa e rede corrediça – FINEP, em 1986.

De maio de 1994 a 2000, o navio se integrou à frota que realizou levantamento dos recursos pesqueiros da Zona Econômica Exclusiva Brasileira (REVIZEE). De 2000 a 2005, foram realizadas reformas substanciais em estaleiros da região. A partir de então, o ORION foi utilizado como base flutuante do Instituto de Pesca, no Porto de Santos, e também colaborou com o aperfeiçoamento da mão de obra ligada à pesca, por meio de cursos, estágios e aulas práticas ministradas a bordo da embarcação.

Em 2007 e 2008 foram feitas viagens de instrução no curso de tripulação integrada, pelo Porto e pela Baía de Santos. Em 2010, suas operações cessaram.

Exposição "NAVIO DE PESQUISA ORION – N/Pq ORION”
Quando: De quarta à domingo, das 10 às 18h
Onde: Museu do Instituto de Pesca
Avenida Bartolomeu de Gusmão, 192 - Ponta da Praia - Santos (SP) - Brasil
Ingresso: Crianças abaixo de seis anos e idosos acima de 60 são isentos, estudante paga R$ 2,50 e adultos R$ 5,00.

Notícias por Ano