bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Nematoides parasitos da alface são tema de apostila do Prosaf. Baixe grátis!

Um dos vegetais mais comuns na mesa dos brasileiros, a alface é tema da apostila “Nematoides Parasitos da Alface”. Gratuita, a publicação faz parte do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), desenvolvido pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e pode ser baixada clicando aqui.

Os responsáveis pelo material são os pesquisadores científicos do IB, Cláudio Marcelo Gonçalves de Oliveira e Juliana Magrinelli Osório Rosa, coordenados pela pesquisadora Harumi Hojo. Eles abordam temas importantes como manejo integrado de nematoides, rotação de cultura, controle químico e cultivares resistentes.

Outro ponto é o controle preventivo de parasitas. “As medidas preventivas são sempre mais eficientes e econômicas que os tratamentos curativos. Incluem-se o uso de mudas de alface isenta de nematoides e plantio em área não infestada, cuja informação é obtida por meio da prévia análise nematológica do solo e raízes da cultura anterior na área a ser cultivada”, lembram os autores.

Ainda de acordo com eles, “o manuseio de implementos e máquinas merece atenção especial, principalmente ao serem utilizados em áreas infestadas. Devem ser devidamente desinfestados antes de serem utilizadas em outras áreas de plantio indenes”.

Hélio Filho
Instituto Biológico

Notícias por Ano