bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

No Dia Nacional do Café, paulistanos poderão colher café no pé em um dos maiores cafezais urbano do País

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Café, a população terá uma oportunidade única: será possível se paramentar com chapéu, peneira e balaio e realizar a colheita de grãos de café, prontinhos para serem beneficiados e levados à xícara. O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará em 24 de maio de 2018, às 10h, o já tradicional Sabor da Colheita, evento que marca o início da safra de café no Estado de São Paulo. O Instituto de pesquisa mantém um dos maiores cafezais urbano do País, com 2.000 pés, no coração da cidade de São Paulo – a cinco minutos do parque Ibirapuera e da Avenida Paulista.

Orientada por instrutores experientes, a população poderá vivenciar uma atividade realizada por muitos agricultores brasileiros e que já foi rotina de muitos paulistanos, no final do século XIX e início do século XX. “O público terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única do trabalho que há décadas movimenta e economia paulista. Todo o processo será orientado por especialistas para que seja feita a colheita seletiva, com a retirada dos grãos bem maduros”, explica Antonio Batista Filho, diretor-geral do IB.

Parte dos grãos colhidos será beneficiada, torrada e encaminhada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que distribuirá a entidades assistenciais do Estado. Em 2017, o IB doou 214 quilos de café arábica, divididos em 856 pacotes de 250 gramas.

Além do tradicional cafezinho, o público também poderá se deliciar com broa de milho, canjica e comidas típicas caipiras. “Tudo para resgatar a importância do campo e do produtor rural para a população da cidade. O Sabor da Colheita recebe sempre muitas crianças acompanhadas de seus pais ou avós, que querem apresentar o trabalho que realizavam no campo”, afirma Batista Filho.

Segundo a Organização Internacional do Café (OIC, sigla em inglês), o consumo mundial de café ultrapassa 150 milhões de sacas de 60 quilos por ano. Segundo dados do relatório de pesquisa Tendências do Mercado de Cafés em 2017, patrocinado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo interno de café no Brasil em 2017 foi estimado em 21,5 milhões de sacas, que correspondem a 1,07 milhão de toneladas, aproximadamente. Com esse volume, o País se destaca como segundo maior consumidor de café do Mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que consomem em torno de 25,8 milhões de sacas de café. O consumo no Brasil deverá se aproximar do volume americano até 2021, quando poderá atingir 25 milhões de sacas, se considerada uma projeção da taxa média anual de crescimento de mais de 3% ao ano.

Durante a solenidade de abertura do evento, será doada ao IB pela Comissão do Prêmio “Kiyoshi Yamamoto”, um exemplar da tese “Controle biológico da broca do café, através da liberação da Vespa de Uganda, Prorops nasuta em cafeeiros no Estado de São Paulo”, assunto que levou à criação do Instituto. O pesquisador que dá o nome ao prêmio, Kiyoshi Yamamoto, defendeu este trabalho na Universidade de Tóquio, em 1951.

IB mantém um dos maiores cafezais urbanos do País

O Instituto Biológico mantém um dos maiores cafezais urbano do País. Ao todo, são cerca de 2.000 pés de café, em uma área de 10 mil m², localizada na sede do Instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, a cinco minutos do Parque Ibirapuera e da Avenida Paulista. O cafezal é composto pelas variedades Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

De acordo com a pesquisadora do IB, Harumi Hojo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do IB estudarem o controle de pragas agrícolas. “Atualmente, a maior finalidade é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades, como demonstração dos princípios das boas práticas agrícolas”, explica.

As plantas de café compõem o projeto Ciclos Econômicos Agrícolas do IB, juntamente com plantas de pau-brasil, seringueira e cana-de-açúcar. Cerca de mil estudantes, pesquisadores e estrangeiros já visitaram a atração do Instituto de pesquisa paulista.

“O café é uma paixão nacional, que gera muitas riquezas para São Paulo e para todo o Brasil. Nossos Institutos de pesquisa têm uma forte ligação histórica com a cultura e contribuem muito para o sucesso da cafeicultura brasileira. O Sabor da Colheita já é um evento tradicional na cidade de São Paulo que aproxima nossas unidades de pesquisa da população, uma recomendação do governador Márcio França”, afirma Francisco Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O 13º Sabor da Colheita é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de ações integradas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Câmara Setorial do Café e Instituto Biológico (IB). O evento conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), das cooperativas de café do Estado de São Paulo, da empresa Syngenta e dos Laboratórios Carvalhaes.

SERVIÇO

Sabor da Colheita

Data: 24 de maio de 2018

Horário: 10h

Local: Instituto Biológico

Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, São Paulo – SP

Por Fernanda Domiciano

Assessoria de Imprensa – APTA

(19) 2137-8933

Notícias por Ano