Novas instalações de unidade do IB em Bastos serão entregues na Festa do Ovo

O secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, inaugura, no dia 17 em Bastos (SP), as obras de ampliação da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bastos do Instituto Biológico (UPD-IB-APTA), durante a 50ª Festa do Ovo e o 35º Encontro de Avicultores do Estado de São Paulo. Além disso, a UPD/IB de Bastos receberá o certificado NBR ISO 9001:2000 para o “Diagnóstico sorológico de Mycoplasma gallisepticum e Mycoplasma synoviae”.
Este é o quinto certificado ISO 9001:2000 conquistado pelo Instituto Biológico. As outras certificações abrangem os seguintes escopos: produção de imunobiológicos para diagnóstico de tuberculose e brucelose; diagnóstico de salmoneloses aviárias; publicação de artigos e comunicações científicas para o desenvolvimento das ciências agrárias no Brasil; e análise qualitativa e quantitativa para bioinseticidas a base de fungos entomopatogênicos.
Foram investidos cerca de R$ 100 mil nas obras de ampliação do prédio da UPD Bastos, fruto de convênio entre o governo estadual e a prefeitura municipal. As obras tiveram também a participação do Sindicato Rural de Bastos. Assim, haverá melhores condições de trabalho para pesquisadores e funcionários de apoio e maior rapidez no atendimento da demanda, diz a pesquisadora e chefe da unidade Nilce M. S. Queiroz Gama. “Com tudo isto estruturado, somos capazes de atender as necessidades da empresas produtoras de ovos, com relação à monitoria de seus planteis para vários agentes que causam doença em galinhas.”
Além das obras físicas, a UPD Bastos recebeu investimentos no valor de R$ 200 mil do programa “Risco Sanitário Zero” em 2008. Assim, a unidade já está seguindo a norma de qualidade ISO 17025 em todo o trabalho de prestação de serviço, aguardando apenas o certificado. Também está desenvolvendo projeto de capacitação de pesquisadores para o diagnóstico do vírus de laringotraqueíte infecciosa (LTI) das aves, com apoio financeiro de R$ 200 mil do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). “Esta é uma parte importante do programa de controle desenvolvido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária através do programa estadual de sanidade avícola”, aguardando apenas o credenciamento do Ministério da Agricultura, explica Nilce Gama.
Festa do Ovo
A 50ª Festa do Ovo, o 35º Encontro de Avicultores e a 32ª Jornada Técnica abordarão temas como as perspectivas de disponibilidade de milho e soja para o setor; exportação de ovos e subprodutos; boas práticas na fabricação e produção na cadeia produtiva; desafios no incremento do consumo; registro de granjas comerciais e novas regulamentações.
O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Bastos, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Ministério da Agricultura, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) suas entidades estaduais (FAESP e SENAR), SEBRAE-SP, União Brasileira de Avicultura (UBA), Associação Paulista de Avicultura (APA) e Prefeitura Municipal de Bastos.
A produção de ovos de Bastos – considerado o principal pólo de avicultura de postura do País – é estimada em 33.074 caixas de 30 dúzias por dia (ou 11,9 milhões de unidades), de acordo com a Prefeitura Municipal com base em informações de várias entidades do setor. Este volume representa 45% da produção estadual de ovos e 25% da produção no âmbito nacional. O município reúne cerca de 200 produtores (entre produção comercial e familiar), bem como 32 produtores de ovos de codorna.
Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a produção de ovos ocupa a sexta posição no Estado em termos de valor (R$ 1,44 bilhão), atrás de cana, carne bovina, laranja para indústria, carne de frango e milho. Este montante representa 3,75% do valor total da produção do Estado (R$ 38,48 bilhões).
Links relacionados:
Prefeitura Municipal de Bastos www.bastos.sp.gov.br/avicultura.php
União Brasileira de Avicultura (UBA) www.uba.org.br
Valor da Produção Agropecuária do Estado de São Paulo www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=10376
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende