bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Opção sustentável para obtenção de insumos para a indústria, macaúba é tema de webinar gratuito no dia 26

Evento é coordenado por pesquisadores do Fraunhofer Innovation Platform for New Food Systems at Ital, parceria da Apta com o Fraunhofer IVV

O interesse pela produção sustentável de óleo e outros insumos transformou a macaúba em promissora aposta para a indústria alimentícia, química e cosmética ao longo das últimas três décadas e parte das pesquisas relacionadas a essa palmeira nativa será apresentada no webinar gratuito “Macaúba: perspectivas e avanços da cadeia produtiva” no dia 26 – confira a programação e inscreva-se. Com palestras em português e em inglês, o evento é coordenado pela Fraunhofer Innovation Platform for New Food Systems (FIP) localizada no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), fruto de parceria do instituto alemão Fraunhofer IVV com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Há uma significativa e importante projeção alcançada pela macaúba (Acronomia aculeata) tanto no Brasil quanto internacionalmente graças ao aumento e à qualidade dos trabalhos realizados por grupos de pesquisa e empreendimentos. Grandes empresas estão interessadas na cadeia produtiva, incluindo produtos e aplicações”, ressalta Alexandre Martins Moreira, que coordena a FIP com a vice-diretora do Ital, Gisele Anne Camargo.

“Assim como em algumas espécies de palmeiras, a macaúba possui dois tipos diferentes de óleo (da polpa e da amêndoa) e subprodutos que apresentam fibras e proteínas. A qualidade e a composição das frações são interessantes tanto na produção agrícola quanto no processamento e no desenvolvimento de produtos”, comenta Gisele, que também é diretora de Programação de Pesquisa do Ital.

A abertura do evento, marcada para 13h30, contará com a presença de Bruno Nunes Prosdocimi, coordenador geral de Ciência para Bioeconomia (CGBE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Maria Beatriz Bley Martins Costa, CEO do Green Rio, um dos maiores eventos de Bioeconomia do País, e Peter Eisner, diretor do FIP e vice-diretor do Instituto Fraunhofer para Processos Industriais e Embalagens (Fraunhofer IVV).

Ao todo serão nove palestras sucedidas por discussão e perguntas relacionadas aos assuntos abordados. Dentre as cinco palestras focadas em pesquisas em fenotipagem, processamento e aplicações, está “Macaúba, alimentos e bioenergia”, ministrada pela pesquisadora Roseli Ferrari, diretora do Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos (CCQA) do Ital. As palestras restantes abrangerão projetos e iniciativas da cadeia produtiva e programas de fomento.

 

Por Jaqueline Ishikawa
Assessoria de Imprensa Ital
jaqueline.harumi@sp.gov.br

 

Notícias por Ano