bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Ovinos e Caprinos: tecnologia do IZ chega à Universidade Federal do Piauí

A tecnologia gerada pelos pesquisadores da Unidade de Ovinos do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), chega ao Estado do Piauí. O curso teórico e prático sobre “Avaliação de carcaças e ultrassonografia para avaliação de carcaças em ovinos e caprinos” será ministro, nos dias 27 e 28 de novembro em Teresina (PI), aos alunos e professores da Universidade Federal do Piauí.
A programação do curso, coordenado pelo pesquisador Mauro Sartori Bueno, compõem-se de duas aulas teóricas. A primeira, sobre classificação de carcaças e cortes comerciais, aborda a classificação e tipificação de caraças pelo método europeu (carcaças leves  e carcaças pesadas) e anatomia  dos cortes comercias. No tema Ultrassonografia para avaliação de carcaça, o pesquisador fala sobre os princípios físicos do ultrassom, tipos de sondas, anatomia das regiões avaliadas, metodologia  de colheita de imagem e mensurações efetuadas.
Os alunos e professores envolvidos no curso também terão aulas práticas sobre cortes comerciais, que mostram como se realiza a separação dos  cortes comercias: perna, picanha, filé  mingon, lombo, T-bone, carré francês, carré curto, paleta, neck, costela e fralda. Na última aula, os participantes poderão realizar a ultrassonografia nos animais.
Assessora de Comunicação Institucional do IZ
Lisley Silvério Villar
(19) 3466.9434 / imprensa@iz.sp.gov.br | lisley@iz.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp


 

Notícias por Ano