bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Palestra da Secretaria de Agricultura discute uso da água na agropecuária

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), realizará na próxima quarta-feira, 10 de junho, a partir das 14 horas, a palestra: “Água e Agropecuária, o Neomalthusianismo Hídrico”,ministrada pelo engenheiro agrônomo Eduardo Pires Castanho Filho, pesquisador científico do IEA. O evento faz parte do Ciclo de Seminários IEA e tem participação gratuita. Os interessados podem se inscrever no site: www.iea.sp.gov.br.

De acordo com a organização do evento, a palestra tratará da polêmica sobre a escassez hídrica, salientando a importância em qualificar as teorias que estão por trás das análises que tem vindo a público e propor políticas públicas setoriais.

O pesquisador abordará sobre questões relacionadas ao sumiço da água e a responsabilidade da agropecuária. Explicará que sem o ambiente rural, não existe produção de água e que o meio urbano é incapaz de prover suas próprias necessidades hídricas. O pesquisador do Instituto vai salientar que até as florestas produzem menos água do que as culturas agrícolas bem manejadas. Alguns exemplos de consumo de água por atividades serão ilustrados e propostas de melhoria na conservação de recursos hídricos serão feitas, com o devido respaldo legal.

O pesquisador tem publicado alguns artigos sobre o tema que estão disponíveis no site do IEA. O mais recente: Água e Uso pela Agropecuária: neomalthusianismo hídrico traz as reflexões de Eduardo Castanho que serão apresentadas na palestra.

 

Serviço:
Água e Agropecuária, o Neomalthusianismo Hídrico

Data: 10/06/2015

Horário: 14h00 às 16h00

Local: Instituto de Economia Agrícola - Praça Ramos de Azevedo, 254, 4º andar – Auditório

 

Texto: Nara Guimarães

Assessora de Imprensa

Instituto de Economia Agrícola

Tel.: (11) 5067-0498

www.iea.sp.gov.br

Notícias por Ano