bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Palmito pupunha é uma alternativa de cultivo para produtores do Vale do Ribeira

O palmito pupunha é uma excelente alternativa para os produtores rurais da região do Vale do Ribeira e tem crescido em outras regiões do Estado e também na Bahia. Estima-se que existam quatro mil hectares cultivados com palmito pupunha no Vale do Ribeira e a produção está em franca expansão. Para atender os produtores rurais que têm interesse na atividade, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) expôs na Agrishow 2013 hastes de palmito pupunha.
O histórico de produção de palmito pupunha tem suas raízes no Vale do Ribeira, com a utilização da palmeira juçara. Porém, o corte indiscriminado desta planta nativa levou à quase extinção da espécie, fazendo com que o palmito migrasse para a região Norte do Brasil, também sustentada na extração predatória.
Na década de 1990, começou a surgir no mercado a produção de palmito a partir de plantas cultivadas, em especial a pupunheira, sendo a principal palmeira cultivada atualmente. “No atual panorama de produção de palmito, o Vale do Ribeira volta a ter expressão”, afirma o pesquisador da APTA, Erval Rafael Damatto Junior.
Os aspectos que se destacam para o bom desenvolvimento da cultura na região são o clima propício, a quantidade adequada de chuvas e a existência de solos já abertos, ociosos, ou com culturas de áreas degradadas, não havendo a necessidade de desmatamento para o plantio, com excelente aptidão para o desenvolvimento da cultura. “Além disso, a região do Vale do Ribeira tem localização geográfica privilegiada, entre os dois maiores centros consumidores de palmito em conserva, São Paulo e Curitiba”, afirma o pesquisador da APTA.
Segundo Damatto Junior, como a região tem tradição de produção de palmito em conserva, já existem indústrias tradicionais no ramo em processo de expansão.
Texto: Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA

Notícias por Ano