bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Parceria IZ e CRV Lagoa capacitou 80 pessoas em inseminação artificial de bovinos

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), realizou seis cursos de inseminação artificial em bovinos de leite, qualificando tecnicamente 80 participantes. O treinamento é realizado com a parceria da CRV Lagoa e apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag). O próximo curso será de 27 a 30 de janeiro, no IZ, e para inscrição acesse http://bit.ly/IA_IZ_CRVLagoa2020.

Em quatro dias de curso com aulas teóricas e práticas, a técnica da IA possibilita promover o melhoramento genético e produtivo, a padronização do rebanho, o acasalamento corretivo e muito mais.

O Conteúdo aborda as vantagens da Inseminação Artificial; anatomia e fisiologia reprodutiva dos bovinos; informações sobre reconhecimento de cio e horário de IA; descongelamento e manipulação do sêmen; aprimoramento da técnica de IA; informações sobre manejo e índices zootécnicos; noções básicas sobre programas de IATF, noções sobre o aparelho reprodutivo das fêmeas; higiene na prática da IA; treinamento em peças; palpação de cérvix; manejo do botijão de sêmen; e prática de IA.

Os participantes capacitados tecnicamente são certificados para aplicarem as técnicas adquiridas. Com o curso os alunos se mostraram motivados em continuar investindo na área.

A estudante de medicina veterinária, Maísa Motta, falou que o curso foi um grande estímulo como investimento na carreira, ao aprendizado e para o desenvolvimento como produtor rural. “Estou mais segura para continuar os estudos e trabalhar com a área de inseminação artificial”.

Para o produtor rural, Shiguemassa Yamazaki, o curso é muito atual e apresentou inovações importantes na área. “Utilizarei na atividade como produtor e disseminarei a relevância da técnica na atividade agropecuária para outros produtores”.

O aluno Vitor Hugo Bajji Amaral disse que "por meio de assistência técnica irá aplicar os conhecimentos aos produtores de leite e carne".

Já o técnico agrícola, Rafael Gonçalves da Silva, salientou que o mercado tem exigido cada vez mais profissionais capacitados para área e o curso pode agregar muito com a técnica aplicada, e o real significado de IA. “Pretendo utilizar a técnica nas fazendas e centrais que vou trabalhar.”

O coordenador do curso, pesquisador do IZ, Enilson Geraldo Ribeiro enfatizou aos participantes que se avaliem o tempo todo ao realizarem a atividade para garantirem o sucesso da inseminação. “Na propriedade deverão ser verificados, imprescindivelmente, as anotações zootécnicas e saber o histórico de cada animal, observando ainda se o calendário de vacinação está em dia”, detalhou.

Enilson, ainda, destaca que o inseminador também deverá verificar qual manejo nutricional é utilizado e se há um acompanhamento técnico. “O Inseminador deverá acompanhar ou conhecer todos os manejos da propriedade, como as escriturações zootécnicas que envolvem manejo reprodutivo, sanitário e nutricional e, quando capacitado, orientar ou corrigir as falha, pois qualquer erro nos manejos poderá influenciar e comprometer a eficiência do inseminador.”

Segundo o José Ricardo Fachin, médico veterinário da CRV Lagoa, a parceria com o IZ é de fundamental importância para difundir a técnica de inseminação artificial, tanto para o melhoramento genético da pecuária brasileira e da produtividade do rebanho de leite e corte quanto para o desenvolvimento técnico e profissional de quem trabalha na área, “capacitando mão de obra que ainda é tão carente no mercado de trabalho”.

“A CRV Lagoa é pioneira em curso de Inseminação Artificial há mais de 47 anos, e com o apoio e parceria do IZ, nossa missão de disseminar o conhecimento ganha muito mais força”, declarou Fachin.

É imprescindível, segundo Fachin, que o profissional tenha uma conduta adequada, com interesse e eficiência, sempre buscando melhorar o seu conhecimento e se capacitar, “pois o sucesso da técnica de Inseminação Artificial se dá pelo conjunto de detalhes que fazem total diferença quando bem executados”.

Serviço
VII Curso de Inseminação Artificial de Bovinos - janeiro
Data: 27 a 30/01/2020
Local: Instituto de Zootecnia (IZ/Apta)
Coordenação: Enilson Geraldo Ribeiro
Informações: http://bit.ly/IA_IZ_CRVLagoa2020

Por Lisley Silvério
Assessoria de Imprensa - IZ
19 3476-0841

 

Notícias por Ano