bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Paulistanos poderão colher café durante evento do Instituto Biológico

Os paulistanos poderão vivenciar uma experiência diferente em 25 de maio de 2016, às 10h. Na data, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo abrirá as portas do Instituto Biológico (IB-APTA) para a população colher os grãos maduros dos 1.600 pés do cafezal urbano do IB, localizado no coração da cidade de São Paulo. O 11º Sabor da Colheita marca o início simbólico da safra do café no Estado de São Paulo. Também no dia 25, às 9h, o instituto de pesquisa paulista fará a inauguração do Laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3), único do Estado de São Paulo e um dos poucos do País da área animal a ter esse nível de segurança. O laboratório do IB será fundamental para o apoio e a execução dos programas sanitários, contribuindo para as operações de comércio nacional e internacional.
Segundo o diretor-geral do IB, Antonio Batista Filho, durante o 11º Sabor da Colheita, os participantes vivenciarão o significado prático da jornada de milhares de cafeicultores brasileiros. “Para a colheita, os visitantes usarão aparato necessário como chapéu, peneiras e balaios. Todo o processo será orientado por especialistas, para que seja feita a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros. O público terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única do trabalho que há décadas movimenta a economia paulista”, afirma Filho.
Parte dos grãos colhidos será beneficiada, torrada e encaminhada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Em 2015, o IB doou 300 sacas de café para o Fundo. No evento de 2016, são esperadas cerca de 300 pessoas.
O Instituto Biológico mantém um dos maiores cafezais urbano do País. Ao todo, são 1.600 pés de café, em uma área de 10 mil m², localizada na Sede do instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, Capital, a cinco minutos do parque Ibirapuera. O cafezal é composto pelas variedades Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.
Segundo a pesquisadora do IB, Harumi Hojo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do IB estudarem o controle de pragas agrícolas. “Atualmente, a maior finalidade é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades como demonstração dos princípios das boas práticas agrícolas”, afirma.
As plantas de café compõe o projeto Ciclos Econômicos Agrícolas do IB, juntamente com plantas de pau-brasil, seringueira e cana-de-açúcar. Cerca de mil estudantes, pesquisadores e estrangeiros já visitaram a atração do instituto de pesquisa paulista. 
O 11º Sabor da Colheita é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de ações integradas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Câmara Setorial do Café e Instituto Biológico (IB). O evento conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), das cooperativas de café do Estado de São Paulo e da empresa Syngenta.
SERVIÇO
11º Sabor da Colheita

Data: 25 de maio de 2016
Horário: 10h
Local: Sede do Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, São Paulo (SP)
Por Fernanda Domiciano
Mais informações
Secretaria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)

Notícias por Ano