bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pescado é opção saborosa e econômica para preparar no Dia das Mães

No próximo domingo, 10, muitas famílias se encontrarão apenas virtualmente para desejar um Feliz Dia das Mães, respeitando às recomendações de isolamento social em combate à Covid-19. No entanto, a ocasião também é propícia para a preparação de um almoço especial para as pessoas que se encontram no mesmo ambiente.

A dica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo é preparar a Tilápia ao Molho de Laranja e Iogurte, peixe com baixo teor de gordura, sabor suave e facilmente encontrado nos estabelecimentos comerciais, que garantirá uma refeição leve, econômica e rica em nutrientes.

A receita da Tilápia ao Molho de Laranja e Iogurte e muitas outras estão no livro Pescado: Saúde e Nutrição e foram preparadas com consultoria do Instituto de Pesca (IP-APTA) e testadas pela equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), órgãos da Pasta Estadual.

Dê preferência ao pescado cultivado ou capturado em São Paulo, como a tilápia, uma forma de apoiar e fortalecer o setor pesqueiro neste momento de pandemia. Você pode conferir as espécies de pescado aqui.
Acompanhe a receita e bom apetite!

Tilápia ao Molho de Laranja e Iogurte

Ingredientes:
• 2 e ½ laranjas grandes (600g)
• 1 copo de iogurte natural e desnatado (160g)
• 1 colher (sopa) de azeite de oliva (15mL)
• 4 filés de tilápia (400g)
• Sal a gosto
• 1 colher (sopa) de margarina (16g)
• 1 e ½ colher (sopa) de farinha de trigo (15g)

Modo de preparo:
Lave as laranjas. Esprema o suco de duas laranjas, misture com o iogurte e o azeite de oliva e reserve. Lave os filés e coloque-os em uma forma refratária, tempere os dois lados dos filés com sal, despeje o molho de suco de laranja com iogurte e azeite por cima do peixe e deixe marinando em geladeira por aproximadamente 30 minutos. Descasque a laranja que sobrou, retire toda a parte branca e corte-a em gomos. Retire a pele dos gomos e reserve. Após marinado, asse os filés junto com o molho de laranja em forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos ou até que a carne desfie facilmente. Retire a assadeira do forno, despeje o molho em uma panela e volte o peixe sem o molho ao forno a 150ºC por mais 20 minutos. Leve a panela com o molho ao fogo brando. Misture a margarina com a farinha de trigo até obter uma massa homogênea, e junte essa mistura à panela com o molho, aos poucos, para não empelotar. Cozinhe por aproximadamente 5 minutos e reserve. Retire o peixe do forno, despeje um pouco de molho sobre ele e o resto do molho reserve em uma molheira. Decore o prato com os gomos de laranja e sirva junto com a molheira.

Tempo: 1h 30min
Rendimento: 2 porções
Peso da porção: 158g
Valor calórico da porção: 414 Kcal

Por Gabriela Souza

Centro de Comunicação do IP-APTA

 

 

Notícias por Ano