cabecalho apta130219

Pesquisa com participação da Secretaria de Agricultura é reconhecida por revista científica referência na área animal

Trabalho mostrou impacto de micotoxinas na alimentação sobre performance do gado de corte

Uma pesquisa desenvolvida pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em colaboração com Universidades e empresas foi escolhida “artigo do mês” da edição de outubro de 2020 da revista científica Animal. Publicado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o periódico é referência internacional na área de produção e manejo animal. Finalizada em 2018, a partir do projeto de mestrado da zootecnista Letícia Custódio, a pesquisa passou pelos trâmites editoriais e o artigo científico foi publicado agora sob o título Mycotoxin-contaminated diets and an adsorbent affect the performance of Nellore bulls finished in feedlots.

Com participação dos pesquisadores Flávio Dutra de Resende, Gustavo Rezende Siqueira e Laura Franco Prados, do Polo Regional de Colina da APTA, o trabalho abordou o impacto das micotoxinas (toxinas produzidas por fungos) sobre o desempenho do gado de corte terminado em confinamento - tema que, defendem os autores, é frequentemente ignorado nos sistemas de produção. Adicionalmente, os pesquisadores buscaram mostrar como a adição de substâncias adsorventes à ração poderia minimizar esses impactos.

O estudo, que acompanhou 100 animais Nelore por um período de 97 dias, concluiu que a contaminação da ração por micotoxinas pode afetar negativamente o desempenho dos bovinos em parâmetros como ganho médio diário, peso corporal final e ganho de carcaça. Os adsorventes, por outro lado, mostraram-se capazes de mitigar estes impactos.

Para ler o artigo (em inglês) acesse o link.

Por Gustavo Almeida

Assessoria de Imprensa - APTA

gsalmeida@sp.gov.br

fdomiciano@sp.gov.br

 

Pin It

Notícias por Ano