bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisa do Ital contribui para redução da pegada de carbono na cadeia produtiva do cacau

A sustentabilidade na cadeia produtiva é um dos focos das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A mais recente foi feita em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que identificou a possibilidade de redução da pegada de carbono em 81% na produção de cacau nas regiões Transamazôniza e Xingu do Pará, principal estado produtor do fruto no Brasil. Essa alternativa é viável ao eliminar o uso de fertilizantes nitrogenados e implantar método de compostagem sem emissão de metano no ar.

“Mudanças climáticas, pegada de carbono e rotulagem ambiental são alguns dos temas que têm atraído a atenção do mercado, principalmente quando comprovamos cientificamente que as pessoas têm uma melhor percepção sensorial e uma maior intenção de consumo dos produtos alimentícios, cuja cadeia produtiva abrange essas questões de maneira positiva”, ressalta o pesquisador Guilherme de Castilho Queiroz, que é vice-diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e atua no Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) do Ital.

Dentre os trabalhos publicados por Queiroz na área, estão os artigos Pegada de carbono do cacau brasileiro produzido no estado do Pará e Impact of sustainability labeling in the perception of sensory quality and purchase intention of chocolate consumers.

Por Jaqueline Harumi

Crédito: Adriana Reis de Andrade Silva.

Notícias por Ano