Pesquisa FAPESP/UNESP/APTA Regional, premiada em Congresso Latino-Americano de Avicultura

O trabalho “Uso dos isótopos estáveis em avicultura” recebeu o Prêmio Mérito Científico Lauriston Von Shmidt, atribuído pela Comissão Científica do XXII Congresso Latino Americano de Avicultura 2011, realizado no período de 6 a 9 de setembro em Buenos Aires, Argentina. O estudo foi premiado por sua original e atual contribuição para a detecção da inclusão de ingredientes de origem animal na dieta de aves, utilizando a técnica de isótopos estáveis de Carbono e Nitrogênio como uma alternativa para a certificação de frangos criados sem a utilização dos referidos componentes.
O evento foi organizado pela Cámara Argentina de Productores Avícolas (CAPIA) e pelo Centro de Empresas Procesadoras Avícolas (CEPA), e ocorreu no Prédio de Exposições de La Rural, em Buenos Aires. Durante o congresso, que reuniu mais de 3000 participantes, foram apresentados cerca de 200 trabalhos em sete categorias.
O estudo contemplado insere-se em projeto temático, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que tem como finalidade implantar uma área inédita de aplicabilidade sistemática da rastreabilidade por meio de isótopos estáveis de bioelementos nos setores de ruminantes (bubalinocultura, ovinocultura e bovinocultura), não-ruminantes (avicultura e suinocultura), aquicultura (piscicultura e carcinicultura) e animais silvestres no Brasil.
As pesquisas relacionadas à avicultura foram desenvolvidas com poedeiras comerciais - experimentos realizados na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Brotas/Polo Centro Oeste/APTA Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - e com frangos de corte – experimentos realizados no Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal/FMVZ e Instituto de Biociências, Centro de Isótopos Estáveis (CIE), ambos do Campus da UNESP de Botucatu.
A equipe apresentou dois trabalhos: um com poedeiras comerciais e outro com frangos de corte. Foi premiada a pesquisa com frangos de corte, que tem como autores os pesquisadores Carlos Ducatti, Juliana Célia Denadai, José Roberto Sartori, Luciene Aparecida Madeira, Carla Cachoni Pizzolante e Maria Márcia Pereira Sartori. “É, realmente, uma premiação de grande importância e destaque, pois o mesmo (prêmio) é dado ao melhor trabalho de pesquisa apresentado no evento, envolvendo todas as áreas do conhecimento presentes neste Congresso”, diz a pesquisadora Carla Pizzolante da UPD de Brotas/Polo Centro Oeste/APTA Regional/SAA.
Certificação de frangos de corte
O pôster vencedor abordou estudos que tiveram o objetivo de rastrear a inclusão de ingredientes de origem animal na dieta de aves, por meio da técnica de isótopos estáveis - átomos que apresentam as mesmas propriedades químicas e diferentes propriedades físicas - de carbono e nitrogênio.
A pesquisa premiada envolveu quatro experimentos com frangos de corte machos, durante 42 dias cada. Foram realizadas análises de rastreabilidade e de detecção de resíduos nos tecidos do músculo peitoral e tíbia de aves, que receberam dietas que continham farinhas de origem animal e dietas que não apresentavam esses alimentos (dietas contendo estritamente alimentos de origem vegetal como milho, farelo de soja e levedura).
Os resultados revelaram que a utilização da técnica dos isótopos estáveis foi eficaz em rastrear substâncias consumidas pelas aves. Assim, pode ser uma alternativa em potencial para o processo de certificação de frangos de corte alimentados com ração que não contenha ingredientes de origem animal.
Para o supervisor do CIE, Carlos Ducatti, a conquista deve-se à atuação da equipe de pesquisadores. “Esse prêmio é fruto do trabalho de docentes, mestrandos e doutorandos do IB e da FMVZ”, comentou. “A técnica de isótopos estáveis tem favorecido estudos que envolvem parcerias entre unidades da UNESP, APTA Regional Centro Oeste e outras instituições”, concluiu Ducatti.
O prêmio foi recebido pela professora Juliana Denadai no dia 09 de setembro, às 20 horas, no jantar de encerramento do Congresso.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Camila Amorim/Eliane Christina da Silva (estagiárias)