Pesquisa no IZ - Silagem de cana-de-açúcar para alimentar ovinos

Durante 21 dias pesquisadores alimentaram 20 ovinos da raça Santa Inês, para avaliar o consumo e digestibilidade da silagem de cana-de-açúcar enriquecida com hidróxido de cálcio. Com os dados obtidos o produtor rural pode utilizar essa silagem que promove ganho de peso adequado desde que a dieta seja balanceada para atender as necessidades das diversas fases – cria recria e engorda. "A pesquisa é elaborada para identificar o valor do alimento", diz Evaldo Os pesquisadores Evaldo Ferrari Júnior, Josiane Aparecida de Lima, do Centro de Nutrição e Pastagem, juntamente com Eduardo Cunha, Mauro Sartori Bueno pesquisadores da Unidade de Ovinos do Centro de Zootecnia Diversificada do IZ, além de Fumiko Okamoto e Antônio José Porto, de Gália (SP) estarão analisando os dados colhidos para verificar o valor nutritivo da silagem oferecida aos animais. A cana-de-açúcar é muito utilizada na nutrição animal, entretanto para o processo de conservação de forragem como silagem, ocorre a produção de fermentação alcoólica que inibe o consumo deste alimento. O hidróxido de cálcio está utilizado neste trabalho como forma de inibir essa fermentação e fornecer ao produtor uma metodologia de baixo custo e acessível.