Pesquisa paulista marca presença no lançamento do programa Vale do Futuro

Dirigentes e pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participaram do lançamento do programa “Vale do Futuro”, em 17 de outubro, no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com a presença do Governador João Doria, secretários de Estado, prefeitos da região contemplada, deputados, produtores e moradores do Ribeira. O objetivo do “Vale do Futuro” é, por meio de parcerias com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil, implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população local.

O lançamento foi realizado no mesmo dia de comemoração do dia mundial da erradicação da pobreza. “Nós governamos fundamentalmente para os mais pobres e humildes do nosso Estado. Este programa é voltado para aqueles que estão fora da oportunidade do emprego e do empreendedorismo. É um programa inovador, que vai transformar o Vale em um polo de desenvolvimento econômico e social”, afirmou o governador Doria.

O programa, que conta com a participação de 20 secretarias do Estado de São Paulo, contempla a atração de R$ 1 bilhão em investimentos públicos, R$ 1 bilhão em investimentos privados e R$ 3,3 bilhões em concessões à iniciativa privada, além da criação de 30.000 oportunidades de emprego. O “Vale do Futuro” irá atuar nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, habitação, sustentabilidade, agricultura e emprego e renda.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado está presente no programa com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável do Vale do Ribeira e a integração da produção agrícola com o meio ambiente, gerar mais emprego e renda e agregar valor à produção. Para isso, realizará ações de apoio aos produtores rurais locais, suas cooperativas e associações e atenderá demandas das áreas de pesquisa, defesa agropecuária, extensão rural, assistência técnica e infraestrutura rural.

O programa central da SAA, o “Cidadania no Campo 2030”, terá papel fundamental no desenvolvimento da região. Nos próximos dez anos serão feitos investimentos em capacitação dos produtores rurais, melhoria das estradas rurais via Programa Melhor Caminho e Rotas Rurais e alocação de recursos financeiros do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap/Crédito Agro) para agricultores, pecuaristas, pescadores, cooperativas e associações do Vale do Ribeira.

A expectativa é que o programa “Vale do Futuro” aconteça em três etapas: a primeira terá o prazo de 12 meses, a segunda um médio prazo de até 2022 e a terceira até 2030.

Pesquisa

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) mantém três unidades de pesquisa na região do Vale do Ribeira: o Polo Regional de Pariquera-açu, da APTA Regional, o Núcleo de Pesquisa em Cananeia, do Instituto de Pesca (IP-APTA), e a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Registro, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA).

“Desenvolvemos no Vale do Ribeira pesquisas em áreas estratégicas e que são vocação da região, como a produção de ostras, palmito, antúrios, banana e búfalos, por exemplo. Nossos trabalhos buscam o desenvolvimento econômico, ambiental e social de forma sustentável na região. O Vale do Futuro trará desenvolvimento para esta importante região do Estado de São Paulo e a pesquisa agropecuária paulista terá muito a contribuir para a transformação do Vale do Ribeira”, afirma Antonio Batista Filho, coordenador da APTA.