Pesquisa promove a sustentabilidade dos agronegócios com a agricultura de precisão e regenerativa em Sistemas Integrados

O Projeto Caminhos da Soja 2018 consolidou as vitrines tecnológicas da Apta Regional de Itapetininga, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, vinculadas à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, promovendo e reforçando a conscientização às mudanças climáticas, diante da sustentabilidade dos agronegócios com sistemas integrados de produção. A ação trouxe reflexos nas safras 2021 e 2023.

A Unidade de Itapetininga atua como agregadora e irradiadora de inovações de produtos e processos, gerando e transferindo conhecimentos e ações práticas, para a sustentabilidade dos agronegócios de soja, milho e cereais de inverno, em sistema de plantio direto na palhada e a integração lavoura pecuária floresta na região do sudoeste Paulista.

“A partir dos seus resultados na safra 2020/2021, intensificamos a adoção de práticas regenerativa para o solo e todo ciclo das culturas de soja, trigo e sorgo, apoiado pelas tecnologias e ferramentas 4.0 para Agricultura de Precisão”, explica o pesquisador Carlos Frederico de Carvalho Rodrigues, diretor na Apta Regional de Itapetininga.

Aliando os conceitos - a agricultura de precisão e regenerativa -, foi alcançado na safra 2022/2023, a produtividade limite natural da variedade escolhida, sem irrigação complementar, com média de 80 sacas por hectare.

Segundo Frederico, como consequência e retorno social e ambiental, o menor uso de defensivos, uso racional de diesel e a boas práticas de trabalho contribuíram diretamente para a sustentabilidade dessas culturas com o menor impacto ambiental.

Mais produtividade com menos custo e maior eficiência por meio da tecnologia, refletindo no crescimento econômico para municípios, com valor agregado pela sustentabilidade e incentivo de agricultura regenerativa e inclusiva.

Por Lisley Silvério (Mtb 26.194)

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Foto: Arquivo Apta Regional