bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisador da APTA fomenta realização de campanha sobre cogumelos pela Rede Globo

A produção de cogumelos é uma das riquezas da agricultura brasileira e agora teve seu reconhecimento com a campanha Agro: A Indústria-Riqueza do Brasil, promovida pela Rede Globo, que desde 1º de dezembro de 2017 insere em sua programação spots com informações sobre a cultura. O pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Daniel Gomes, foi o responsável por negociar e transferir informações para emissora de TV sobre a importância do cogumelo para a economia e para a alimentação da população. A campanha pode ser acessada no link.
Gomes conta que a ideia de contatar a Globo sobre o assunto nasceu de uma conversa informal com fungicultores paulistas. O pesquisador da APTA e também vice-presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cogumelos (ANPC) levantou os dados da cadeia produtiva e o fungicultor, Frederico Eira, encaminhou para um contato da Globo. “Conversamos várias vezes com a emissora e passamos todas as informações sobre a cadeia produtiva do cogumelo no Brasil”, afirma.
A campanha será exibida até 15 de dezembro. Ao todo, são seis inserções de um minuto por dia na grade de programação nacional da Rede Globo. “Este espaço é riquíssimo, pois conseguimos mostrar para as pessoas a importância desse produto e fazer com que mais brasileiros conheçam e consumam cogumelos”, explica Gomes.
Em 2016, o Brasil consumiu 2,5 milhões de quilos de cogumelo, movimentando cifras na ordem de R$ 400 milhões. O Estado de São Paulo é hoje o maior produtor de cogumelos do Brasil, com 505 produtores, aproximadamente, localizados em 93 municípios paulistas.
“O consumo de cogumelos está em franca expansão no Brasil e está migrando da alta gastronomia para a mesa da população. A multiplicação do consumo se deve a procura por hábitos alimentares mais saudáveis, naturais e as dietas vegetarianas e veganas, já que os cogumelos são uma fonte de alimentação proteica alternativa as proteínas de origem animal”, explica Gomes.
Desde 2008, a APTA trabalha em conjunto com os fungicultores paulistas e incentiva a produção de cogumelos frescos, mais nutritivos e com maior valor agregado. “Os trabalhos permitiram que os produtores paulistas produzissem cogumelos frescos driblando a concorrência chinesa para comercialização de cogumelo cozido, em conserva. A mudança possibilitou aumento de 40% no lucro dos fungicultores”, afirma.
“A produção de cogumelos é um nicho de mercado importante. A APTA tem atuado nesta cadeia produtiva de forma muito intensa e suas ações tem permitido a melhora da produção e da renda dos produtores, uma da recomendações do governador Geraldo Alckmin”, diz Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
19 2137-8933

Notícias por Ano