bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisador do IAC recebe prêmio da EMBRAPA, em Brasília

O pesquisador Jorgino Pompeu Junior, do Instituto Agronômico (IAC-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebe, nesta quinta-feira (29), em Brasília, o Prêmio Frederico de Menezes Veiga, concedido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). A homenagem faz parte do evento de comemorações do aniversário da Embrapa. Em sua 32ª edição, o Prêmio será entregue também ao pesquisador José Valls, da área de amendoim da Embrapa. Este ano, o tema é “Valorização dos recursos genéticos para a inovação tecnológica na agricultura”.
“Desde meu ingresso no IAC, em 1966, fiquei apaixonado pela coleção de citros, na época com quase 800 variedades. Desde então, venho avaliando e ampliando essa coleção, visando ao desenvolvimento de copas mais produtivas, à ampliação do período de safra das frutas cítricas e também à seleção de novos porta-enxertos, mais resistentes à seca e a doenças e pragas”, resume o pesquisador voluntário do IAC.
Jorgino Pompeu ressalta que já conseguiu bons resultados, parte deles já incorporada à citricultura e outra ainda a ser utilizada no futuro. “Por exemplo, selecionamos diversos porta-enxertos que permitem a formação de plantas de pequeno porte, altamente produtivas, visando tornar mais seguras as colheitas e facilitar a inspeção e controle de doenças e pragas”, destaca. 
Com o objetivo de aprimorar o seu trabalho, o pesquisador conta que acrescentou à coleção de citros do IAC outras 400 outras variedades, aproximadamente. “Com o advento da biotecnologia, esses 1.200 acessos estão sendo estudados, visando encontrar genes de resistência a doenças e pragas”.
Mesmo após a aposentadoria, em 2007, Jorgino Pompeu seguiu trabalhando como pesquisador voluntário do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do IAC. “Tenho saúde e curiosidade, sei que posso continuar colaborando com os colegas e com a citricultura. Estou avaliando 240 porta-enxertos quanto à resistência à tristeza, declínio e morte súbita e quero saber o que vai acontecer com eles”, afirma o agraciado, demonstrando entusiasmo pelo conhecimento típico daqueles que se destacam em suas áreas de atuação.
Link: integra da reportagem de Carla Gomes 

Assessoria de Imprensa do IAC 
Carla Gomes
(19) 2137-0600

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Maitê Laranjeira/Eliane Cristina da Silva (estagiárias)
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Notícias por Ano