bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisador do IB colabora em livro sobre resistência de plantas a causadores de doenças

Com colaboração do pesquisador científico do Instituto Biológico (IB-APTA), Marcelo Eiras, o livro “Resistência genética de plantas a patógenos”, da Editora da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), acaba de ser publicado. A obra pode ser baixada gratuitamente clicando aqui.

O livro fornece informações básicas e aplicadas para a compreensão da resistência genética de plantas aos diferentes agentes causais (fungos, bactérias, vírus e nematoides), com informações úteis para profissionais e estudantes das áreas de fitopatologia e melhoramento genético de plantas.

A publicação traz aspectos genéticos, bioquímicos e epidemiológicos de cultivares possuindo resistência genética aos patógenos. Organizado em nove capítulos, inicia com uma visão geral da resistência de plantas a microrganismos. Em seguida, são tratados aspectos voltados ao melhoramento de plantas para obtenção de genótipos resistentes, bem como os aspectos evolutivos do patógeno que estão associados à suplantação da resistência.

Aspectos epidemiológicos importantes para compreender o desenvolvimento das epidemias de doenças frente aos tipos de resistência de hospedeiro também são apresentados e discutidos, bem como os mecanismos de defesa encontrados em plantas que restringem o desenvolvimento da doença.

Marcelo Eiras é pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Vegetal e atua no Laboratório de Fitovirologia e Fisiopatologia.

Hélio Filho
Assessoria de imprensa

Notícias por Ano