bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisador do IZ fala em simpósio sobre impactos da pecuária nos gases do efeito-estufa

O Pesquisador Alexandre Berndt, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, fala sobre os impactos da pecuária de corte brasileira nos gases do efeito estufa, no dia 4 de junho (sexta-feira) durante o VII SIMCORTE (Simpósio de Produção de Gado de Corte) e o III Simpósio Internacional de Produção de Gado de Corte. O evento, que acontece no período de 3 a 5 de junho em Viçosa (MG),  vai abordar conceitos, informações, tecnologias e inovações relacionados ao setor, com a presença de produtores, empresários, técnicos e estudantes.
A pecuária brasileira vem sofrendo grande pressão das comunidades nacional e internacional em relação a sua contribuição para o aquecimento global, diz Berndt. Dois pontos principais afetam negativamente a imagem do setor: a pecuária na Amazônia e a emissão de metano, que é um gás naturalmente produzido pelo processo de fermentação do ruminante.
A mídia tem contribuído para a divulgação de informações sobre o assunto, algumas vezes de forma distorcida e tendenciosa, observa o pesquisador do IZ. Constantemente são divulgadas informações em internet, televisão e jornal sobre os problemas enfrentados pela cadeia de produção de carne em diferentes países. Nem sempre estas informações são relevantes e tecnicamente corretas, na visão de Berndt.
Algumas publicações falam sobre a quantidade de metano emitida pelos bovinos, comparando com a emissão de veículos ou de hortaliças e sugerindo que a cadeia da carne é um perigo para o ambiente, diz o pesquisador. Assim, esses meios de comunicação acabem sendo utilizados por grupos com interesses distintos.
A cadeia de produção da carne tem buscado aproximar-se dos órgãos de pesquisa, organizando-se para contrapor estas distorções com informações técnicas e científicas.
Mais detalhes e o programa completo podem ser obtidos em http://www.simcorte.com/index/
Centro de Comunicação do Instituto de Zootecnia
Tatiana Massako Kawakami
(19) 3466-9434
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
www.orkut.com/agriculturasp

Notícias por Ano