bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisador do IZ no "2º Simpósio Internacional em Sistemas de Integração Lavoura – Pecuária 2012”

Com o trabalho “Calagem e gessagem na produção de biomassa seca e valor nutritivo de braquiária em sistemas de integração lavoura-pecuária”, o pesquisador Valdinei Tadeu Paulino, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou do “2º Simpósio Internacional em Sistemas de Integração Lavoura – Pecuária (ILP) 2012” em Porto Alegre (RS).
O Simpósio reuniu cientistas e especialistas de todo o mundo que apresentaram e discutiram os avanços nas áreas de pesquisa em ILP. Também promoveu a discussão com as instituições de desenvolvimento, organizações governamentais e não-governamentais e instituições de ensino. Segundo Valdinei, “houve enriquecimento de padronização de conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade agrícola”. 
Nos últimos anos a integração lavoura-pecuária despertou interesse devido à capacidade de melhorar a estabilidade e sustentabilidade dos sistemas agrícolas. A técnica é eficaz, mas para manter a produtividade e recuperação das pastagens depende de uma boa gestão física do solo e da fertilidade química. O uso inadequado pode compactar e ocorrer perda de fertilidade do solo, levando à degradação da pastagem.
Na oportunidade, o pesquisador do IZ procurou avaliar os efeitos da aplicação de gesso e cal em um sistema de integração agricultura-pecuária com Marandu e Piatã, braquiária e milho na produção de matéria seca, proteína bruta e digestibilidade in vitro destas forrageiras.
O sistema de integração agricultura-pecuária, segundo Valdinei, permite uma redução da sazonalidade da produção forrageira, já que fornece mais nutrientes e biomassa. Na avaliação in vitro sobre a digestibilidade da matéria seca, ele explica que o alimento obteve qualidade média para a nutrição dos ruminantes.
Durante o evento internacional, foram apresentados 66 trabalhos e 25 palestras proferidas por especialistas de várias partes do mundo.
Mais informações pelo (19)3466-9447 e pelo e-mail paulino@iz.sp.gov.br
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa - IZ
Lisley Silvério
Fone: (19) 3466.9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Notícias por Ano