cabecalho apta130219

Pesquisador do IZ usa simulador de soluções climáticas globais online para engajar agentes rurais no planejamento estratégico da pecuária sustentável

Todo o planeta está de olho nas mudanças climática e seus efeitos nos seres vivos, como o impacto das emissões de gases de efeito estufa (GEE), das geleiras que estão se desprendendo das calotas polares e os impactos na produção rural. Com esse cenário em mente, o pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolve modelos computacionais para aprofundar o entendimento das mudanças climáticas para promover pró-ativamente ações empreendedoras climáticas com relevantes benefícios ambientais, sociais e econômicos para a pecuária.

Em parceria com o Climate Interactive, MIT Sloan e Sustainability Initiative, o pesquisador do IZ, Luís Alberto Ambrósio, tornou-se embaixador do simulador En-ROADS. “Traduzi todo o simulador para o idioma português e todo o material de treinamento disponibilizado pela Climate Interactive para os facilitadores das comunidades de língua portuguesa usarem em eventos interativos”, explica.

De acordo com Ambrósio, os eventos interativos promovem a aprendizagem experiencial como é o caso de jogos sérios desenvolvidos para adultos, usando o potente simulador En-ROADS com mais de 37 mil variáveis, que geram cenários climáticos em bases científicas. O pesquisador do IZ desenvolveu um roteiro para jogos online em grupos de WhatsApp ou Facebook, que conecta os participantes e promove o entendimento sobre as mudanças climáticas.

O evento online é oferecido para as comunidades acadêmicas e profissionais interessadas em testar ações climáticas globais associadas ao uso de energias fósseis, renováveis, bioenergia, nuclear, preço do carbono, eficiência energética, eletrificação de transportes e construções e indústrias, uso da terra, desmatamento, emissão de metano, reflorestamento, além de crescimento econômico e da população. “Os impactos destas ações são apresentados em gráficos de aumento da temperatura, ampliação do nível do mar e concentração de GEE, dentre outros”, ressalta Ambrósio.

O pesquisador também colabora com as pessoas interessadas em se especializar nestes eventos para atuarem junto ao seu público. “Em agosto deste ano foi apresentado, em conjunto com a equipe da Climate Interactive, a versão online em português do simulador En-ROADS, disponível em www.climateinteractive.org/tools/en-roads”, destaca.

Climate Interactive

A Climate Interactive desenvolve jogos sérios, interativos e presenciais, com suporte destes modelos, em que os participantes, com os mais diversos tipos de formação e interesse, jogam representando papéis de tomadores de decisão, passando por experiência que enriquece suas formações e os motiva para as ações climáticas, conforme os objetivos da sustentabilidade.

Além do En-ROADS, há o C-ROADS, que simula cenários climáticos em função dos Compromissos Determinados Nacionalmente para alcançar a meta do Acordo Climático de Paris de aumento de temperatura de 2,0°C, buscando chegar em 1,5°C, e o simulador ALPS, que projeta cenários de políticas agrícolas climáticas com base no uso da terra, pecuária, cultivo, uso da água e outros.

Por Lisley Silvério
Assessoria de Imprensa – IZ

Pin It

Notícias por Ano