bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisador José Sidnei Gonçalves: uma carreira de muitas contribuições à agricultura

Faleceu no dia 21 de maio na capital paulista o pesquisador José Sidnei Gonçalves, 55 anos, funcionário desde 1976 do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP). Graduado, em 1983, em engenharia agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (FCAJ) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, era pesquisador científico do IEA desde 1992. Em 1997, tornou-se doutor em ciências econômicas pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, com a tese "Mudar para Manter: Pseudomorfose da Agricultura Brasileira".
Como pesquisador científico do IEA, focava sua atividade em pesquisa & desenvolvimento na área de economia aplicada à agricultura, com ênfase na análise do desempenho setorial e políticas públicas à luz da teoria econômica e da história econômica. Sua produção científica abarcava, principalmente, os temas desenvolvimento econômico, orçamento público, instrumentos de políticas governamentais, competitividade setorial, progresso técnico e estrutura de mercado e formação de preços.
Gonçalves produziu mais de 650 trabalhos entre científicos, técnicos e conjunturais, três livros e 17 artigos de jornais, além de 49 apresentações de trabalhos em congressos e de 180 palestras. Foi coordenador da Pesquisa Agropecuária da SAA entre 1999 e 2000; coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) no período de 2000-2004; presidente da Comissão de Estudos Estratégicos da SAA entre 2008 e 2010; e desde 2010 coordenava o grupo setorial de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas da Secretaria.

Clique aqui  para ver a íntegra do currículo lattes

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Notícias por Ano