bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisadora do IAC ministra palestra sobre Certificações do Café no 2º Seminário Técnico do Serra Café

Neste dia 24 de maio, quando se comemora o Dia Nacional do Café, a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC-APTA), de Campinas, Flávia Maria de Mello Bliska, irá ministrar a palestra “Certificações de Café”, no 2º Seminário Técnico do Serra Café, que acontece de 24 a 26 de maio, no Centro de Convenções de Serra Negra, interior de São Paulo. O evento reunirá visitantes e expositores, como produtores, cooperativas, exportadores, distribuidores e varejistas de cafés de qualidade. O objetivo é transferir tecnologia e informação aos cafeicultores, agricultores familiares e consumidores em geral.
A demanda por produtos diferenciados está aquecida, principalmente com a chegada dos cafés considerados gourmets, com sabores e aromas especiais, graus de torra diferenciados e composições especiais. Com essa perspectiva e o aumento da produção a cada ano, o consumidor mundial baseia-se em critérios de escolha cada vez mais rígidos, fazendo os produtores se adequarem a essa nova realidade.
De acordo com Flávia Maria de Mello Bliska, pesquisadora do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a certificação do café pode resultar em benefícios econômicos – aumento dos rendimentos, melhoria da qualidade de café, racionalização da produção e melhoria da gestão da propriedade. Também podem ocorrer benefícios sociais, como geração de emprego, garantia de direito aos trabalhadores, renda estável e treinamento aos trabalhadores. Os ganhos ambientais envolvem conservação de recursos naturais, uso racional de defensivos, respeito à biodiversidade e proteção dos ecossistemas.
Segundo a pesquisadora, a certificação destina-se ao atendimento da demanda mundial crescente por produtos cultivados por meio de tecnologias que minimizem resíduos, desperdícios, custos desnecessários e que resultem em impactos positivos e significativos para a saúde de trabalhadores, produtores rurais e consumidores, contribuindo com o desenvolvimento rural sustentável. “O principal apelo do consumidor com o café certificado é a sustentabilidade”, diz.
Existe uma preocupação por parte do comprador com a qualidade e a forma de produção do grão, sem resíduos agroquímicos e produzidos sem agressão ao meio ambiente. Os selos atendem a essa demanda dos cafeicultores, pois agregam valor ao produto final e reduzem a instabilidade resultante das alterações de preço.
O certificado transmite ao consumidor uma imagem de confiança, uma garantia de que aquele produto possui características positivas de sustentabilidade ambiental, social e econômica. De acordo com a pesquisadora, os selos englobam diversos atributos do café, como pureza, qualidade, região de origem, rastreabilidade, cultivar e tradição.
Com os selos de certificação, o produtor conseguia, de modo geral, um acesso mais fácil ao mercado internacional, considerado mais exigente, porém essa realidade parece estar mudando. “Há alguns anos a certificação era garantia de acesso a mercados mais exigentes, porém atualmente a qualidade do café é o ponto fundamental para exportação. Existem muitos cafés não certificados, porém de excelente qualidade que chegam tranquilamente aos mercados internacionais”, afirma. Para exportação, primeiro é preciso que o café seja de excelente qualidade. A certificação é o passo seguinte, segundo Bliska.
Na palestra também serão abordados os diferentes tipos de certificação de café e o certificado mais adequado para cada tipo de produtor, já que cada um tem custo específico. Dentro de cada certificação, o custo dependerá do tamanho da propriedade ou volume de café produzido. Atualmente, existem diversos tipos de certificação, como Orgânico, Comércio justo (Fair trade), Utz Certified, Rainforest Alliance, Indicação Geográfica: origem e procedência, Produção Integrada, EurepGape Amiga dos Pássaros (Bird friendly). Entretanto, cada um dos sistemas é apropriado a uma categoria de produtor, como explica Bliska. “Para agricultura familiar a certificação mais apropriada é a de ‘Comércio Justo’. As certificações ‘em grupo’ são adequadas para a agricultura familiar e pequenos produtores”.
As certificações possuem algumas diferenças, mas a busca pela sustentabilidade é sempre o centro de todas elas. “Algumas certificações garantem maior racionalização no uso de insumos, o que em geral resulta em menor custo de produção, maior segurança quanto à utilização racional de produtos químicos e adubos”, explica. Outras garantem produção com ausência total dos agroquímicos. Também há certificações mais rígidas quanto aos aspectos ambientais, por exemplo, a exigência de recomposição de matas nativas nas propriedades, de acordo com a pesquisadora do IAC.
A certificação de cafés no Brasil começou há pelo menos treze anos e de lá pra cá o mercado registra crescimento, porém a pesquisadora esclarece que o consumidor brasileiro ainda não sabe diferenciar o café certificado. “Há uma grande confusão entre os consumidores a respeito das certificações, o que não ocorre em outros locais, como Europa, Japão e Estados Unidos. O café orgânico é o único tipo de certificação que o consumidor brasileiro reconhece com certa facilidade, mesmo assim esse mercado é bastante limitado”, diz.
Segundo Bliska, a certificação de café é uma alternativa viável para reduzir a instabilidade de preços no mercado, aumentar o valor econômico, social e ambiental de sua produção e ampliar sua comercialização. Apesar da insatisfação de alguns produtores com os retornos financeiros resultantes de algumas certificações nos últimos anos, o mercado de certificação tem tendências de crescimento. “Há expectativa de que continue a crescer a demanda por cafés de qualidade superior (os gourmets) e por produtos com certificado de origem”, afirma.
Flávia Maria de Mello Bliska se dedica aos estudos de Certificação de Café desde o ano de 2005. Atualmente desenvolve o Projeto “Análise da sustentabilidade da produção de café orgânico no Brasil”, que está em fase de publicação e contou com o apoio da Tierra Nova Fonds, da Holanda. Outras instituições nacionais e internacionais têm apoiado seus estudos nessa área, como o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Consumer International (CI) e International Institute for Environment and Development (IIED).
 
Serviço
2º Seminário Técnico do Serra Café
Data: 24 a 26 de maio de 2013
Local: Centro de Convenções - Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n. Saída para Lindóia - Serra Negra/ SP.
 
Texto: Jhonatas Simião
Estagiário – Assessoria de Imprensa – IAC
11 – 21370616/613

Notícias por Ano