bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisadores da APTA Regional escrevem capítulo do livro “Sustainable water management”

Os pesquisadores Daercy Maria Monteiro de Rezende Ayrosa e Luiz Marques da Silva Ayrosa, do Polo Médio Paranapanema/APTA Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, participam do livro “Sustainable water management in the tropics and subtropics – and case studies in Brazil”, fruto de iniciativa conjunta da Universidade Federal do Pampa (Campus Jaguarão/RS) e da Universidade de Kassel (Alemanha). Também recebeu apoio do Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, da Universidade de Lavras/MG e da Câmara Brasil-Alemanha. Os pesquisadores da APTA escreveram o artigo número 30 “Regularization of aquacultural operations”, que aborda as bases legais e os procedimentos para a regularização dos empreendimentos aquícolas em águas continentais.
A publicação, organizada por Carolina Biblio, Oliver Hensel e Jeferson Selbach, tem o objetivo de reunir as produções científicas sobre a água, no Brasil e em outras partes do mundo, de forma multidisciplinar, como contribuição ao debate sobre a gestão da água. O primeiro volume (serão quatro volumes no total) traz 53 artigos que tratam da água e agricultura, entre eles o dos pesquisadores da APTA.
No artigo, os pesquisadores da APTA abordam a legalização dos empreendimentos aquícolas na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Dessa maneira, “a regularização deve servir como instrumento de gestão para compatibilizar a viabilidade econômica com a sustentabilidade socioambiental, evitando-se conflitos no uso das águas e promovendo o desenvolvimento regional. Isto é, inclusive, uma determinação legal. No entanto, enfatiza-se, também, que o processo de regularização é excessivamente burocrático, o que o torna complexo e oneroso. Isto se reflete na falta de estímulo para o investimento na atividade e na manutenção de projetos na clandestinidade”.

 

A íntegra do volume 1 do livro está disponível nos links:

 [Parte 1] [Parte 2] [Parte 3] [Parte 4] [Parte 5] [Parte 6] [Parte 7] [Parte 8]

 

*O artigo dos pesquisadores da APTA encontra-se na parte 5.
BILIBIO, Carolina, HENSEL, Oliver, SELBACH, Jeferson Francisco Selbach (ORG). Sustainable water management in the tropics and subtropics - and case studies in Brazil. Jaguarão/RS: Fundação Universidade Federal do Pampa, UNIKASSEL – PGCUlt-UFMA, 2011, 1.358 p. (ISBN 978-85-63337-20-7)

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp 
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com/agriculturasp
www.delicious.com/agriculturasp
http://www.orkut.com.br

Notícias por Ano