bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisadores do IEA defendem adiamento da discussão do Código Florestal para aprofundar debate

Os pesquisadores científicos Eduardo Pires Castanho Filho e Mario Olivette defendem o adiamento da discussão sobre o Código Florestal por mais algum tempo, a fim de aprofundar o debate e gerar um texto que ordene tecnicamente legislação tão estratégica para o País. “Apenas criou-se um clima beligerante e de intransigência política, onde necessariamente existirão ganhadores e perdedores, o que prolongará as batalhas nas quais só perde o País e, mais ainda, sua população.”
No recente artigo “Código Florestal: cavalo selado não passa duas vezes”, os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, afirmam ainda: “a nova versão do Código Florestal se aprovada consistirá apenas no alicerce do edifício regulatório envolvendo a questão. É mais um episódio e não o fim da história”.
Para eles, a ciência deveria estar engajada sempre na busca incessante da melhoria das condições de vida da humanidade, fornecendo serviços ecossistêmicos cada vez melhores e em maior quantidade, como bem definiu a ONU em sua Avaliação do Milênio. “Daí a defender a manutenção do texto esdrúxulo do atual Código Florestal Brasileiro e suas modificações vai uma distância que se torna atitude anticientífica.”
Segundo Castanho e Olivette, não se aproveitou a oportunidade para avançar na legislação ambiental. Assim, “a discussão ficou restrita a metragens, percentagens, isenções e datas que pretendem estabelecer regras para o uso do solo no País como um todo, talvez, por mais 50 anos?”. 
Esta é a Lei que vai continuar ordenando relações onde convivem produção privada de mercadorias e "produção pública" de serviços ecossistêmicos, os quais precisam ser objetos de políticas públicas, valorados e remunerados, prosseguem. 
Castanho e Olivette lembram que a junção dos aspectos econômicos e ecológicos visa, entre outras coisas, maior eficiência como, por exemplo, no uso de matérias-primas, de energia e redução de custos. “Essa realidade existe em espaços onde coexistem desde ecossistemas complexos e intocados (Amazônia) até degradados, bem como urbanos, passando ainda por uma infinidade de ecossistemas modificados (agricultura, pecuária, silvicultura, turismo).”
Nos próximos 50 anos, mostram, só a China planeja reassentar mais de 400 milhões de pessoas em cidades. “Imagine-se a demanda por energia, alimentos e fibras que isso acarretará, por mais que esse processo se faça dentro dos cânones da sustentabilidade. Pensado nisso os chineses estão ´invadindo´ a África e ´beliscando´ a América Latina, já que no hemisfério norte as reservas de terras agropecuárias estão praticamente esgotadas. “
Nesse contexto, “no Brasil se votará uma Lei que parece não se aperceber dessas colossais mudanças globais”, criticam Castanho e Olivette.
Veja a íntegra do artigo no link: http://www.iea.sp.gov.br/out/LerTexto.php?codTexto=12244
Assessoria de Comunicação da APTA/SAA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

 

Notícias por Ano