Pesquisadores Do IEA E APTA Regional, No Congresso Anual De Engenharia Agrícola

Pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) e da APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vão apresentar dois trabalhos no XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), que acontecerá no período de 30 de julho a 02 de agosto em Bonito (MS). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), Embrapa Oeste e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O tema deste ano é “inovação tecnológica: reorganização e sustentabilidade dos espaços produtivos”. O primeiro trabalho - dos pesquisadores Marli Dias Mascarenhas Oliveira, Malimiria Norico Otani, Patrícia Helena Nogueira Turco e Carlos Eduardo Fredo - aborda a utilização do método da pesquisa adaptativa e participativa, junto a produtores de morango de Monte Alegre do Sul (SP). Definiu-se o custo de produção e realizou-se a comparação da rentabilidade entre a forma tradicional de produzir e a introdução de novas tecnologias propostas pelos pesquisadores. Os produtores alcançaram resultados positivos, a partir de novas tecnologias e manejo, com a elevação da renda líquida. Houve redução significativa de aplicação de agrotóxicos e verificou-se aprendizado mútuo (produtores e pesquisadores). O segundo estudo – dos pesquisadores Marli Oliveira, Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto, Alfredo Tsunechiro e Aildson Pereira Duarte – analisa a eficiência energética da cultura do milho safrinha no Médio Paranapanema paulista, em dois níveis de tecnologia. Também confronta os resultados energéticos com dados econômicos para avaliar a viabilidade e a sustentabilidade da atividade na região. Verificou-se que a eficiência energética do sistema de média tecnologia é superior ao da alta tecnologia, porém os indicadores econômicos mostram que o sistema de alta tecnologia é mais viável. Mais informações sobre o CONBEA podem ser encontradas no site http://www.acquacon.com.br/conbea2007/.