Pesquisadores do IZ participaram da Zootec 2013

Tecnologias geradas pelos pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, são apresentadas na Zootec 2013. Foram expostos três trabalhos – “Comportamento de autolimpeza e infestação por carrapato em bovinos da raça Holandesa”, “Acidez e saturação por bases de um Neossolo Quartzarênico distrófico cultivado com Brachiaria submetida à calagem e adubação Nitrogenada” e “Qualidade do solo, estratificação do Carbono em diferentes sistemas de manejo”. A Zootec ocorreu em Foz do Iguaçu em maio.
Segundo a pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo, o trabalho “Comportamento de autolimpeza e infestação por carrapato em bovinos da raça Holandesa”, desenvolvido no Instituto, foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “O comportamento de autolimpeza é fator importante para a resistência dos bovinos ao carrapato”, afirmou.
Veríssimo também participou do Workshop Genômica, bem como o “Simpósio Zootecnia do Futuro: Produção Animal Sustentável”, com palestras direcionadas para a Produção animal sustentável e Integração Lavoura, pecuária e floresta.
O pesquisador, Valdinei Tadeu Paulino, levou dois trabalhos – “Acidez e saturação por bases de um Neossolo Quartzarênico distrófico cultivado com Brachiaria submetida à calagem e adubação Nitrogenada” e “Qualidade do solo, estratificação do Carbono em diferentes sistemas de manejo”. “A produção animal sustentável incrementa o desenvolvimento socioeconômico nacional, que depende da assessoria técnica de manejo e da conservação dos recursos naturais inseridos com as atividades pecuárias”, destacou.
Para o pesquisador, a participação foi oportuna para a troca de conhecimento e atualização técnico científica, tanto de profissionais quanto de produtores rurais.
A pesquisadora Cecília José Veríssimo é veterinária, mestre e doutora em Zootecnia. Tem experiência nas áreas de Zootecnia e Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Produção Animal e controle de doenças, atuando principalmente com bovinos em controle do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus e mastite bovina; com ovinos em controle da verminose e mastite ovina.
O pesquisador Valdinei Tadeu Paulino é agrônomo, doutor em Agronomia em Solos e Nutrição de Plantas. Atualmente está no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Nutrição Animal e Pastagens, atuando principalmente com manejo e recuperação de pastagens, gramíneas e leguminosas forrageiras, calagem, adubação e nutrição mineral. Atualmente, desenvolve pesquisas em sistemas agropecuários, com ênfase em pastagens, mensuração da emissão de gases de efeito estufa, sequestro de carbono e avaliação de biofertilizantes.
23ª Zootec
A 23ª Zootec teve como tema central “Zootecnia do Futuro: Produção Animal Sustentável”. Sua missão é acompanhar as contribuições das políticas públicas, das indústrias e empresas privadas, das cooperativas, dos técnicos e produtores rurais para o benefício da sociedade brasileira. A produção animal sustentável impulsiona o desenvolvimento socioeconômico nacional, para tal depende de assessoria técnica no manejo e na conservação dos recursos naturais inseridos com as atividades pecuárias. É um dos maiores eventos de expressão da Zootecnia brasileira enquanto ciência e profissão. A Zootec é reconhecida como multievento e contempla de forma simultânea, diferentes áreas com vertentes nas questões de ensino, temáticas técnico-científicas contemporâneas além de políticas profissionais. Esse evento é itinerante, ocorre todos os anos em diferentes regiões do Brasil.
Mais informações sobre os trabalhos pelo(19) 34669431 e cjverissimo@iz.sp.gov.br e (19) 34669447 paulino@iz.sp.gov.br
Texto: Lisley Silverio e Tatiana Kawakami
Assessoria de Imprensa – IZ