Pesquisas da Secretaria de Agricultura se destacam no Prêmio Inovação Aquícola

Pesquisas desenvolvidas pelo corpo técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foram destaque durante o Prêmio Inovação Aquícola. A premiação fez parte da programação da 10ª edição da Aquishow Brasil, o maior evento da piscicultura nacional, realizado entre os dias 14 e 17 maio na cidade de Santa Fé do Sul (SP).

O Instituto de Pesca (IP-APTA) foi agraciado com a primeira colocação nas categorias “Produto Final” e “Academia” com as pesquisas “Biscoito de pescado: um case de produto saudável com alto valor agregado”, da pesquisadora do Centro do Pescado Marinho do IP Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva, e “Produção de camarão marinho em águas interiores”, do pesquisador do Centro de Aquicultura do IP Fábio Rosa Sussel, respectivamente.

Na categoria “Políticas Institucionais”, o trabalho do IP para inclusão do pescado na merenda escolar, desenvolvido pelas pesquisadoras do Centro do Pescado Marinho do IP Érika Fabiane Furlan e Rubia Yuri Tomita, ficou com a segunda colocação. Na mesma categoria, o projeto “Aquisys v.1.3 – sistema informatizado de apoio às boas práticas de manejo e gestão ambiental da aquicultura”, coordenado pela Embrapa Meio Ambiente e que contou com a participação da pesquisadora do Polo Regional de Monte Alegre do Sul da APTA, Célia Maria Frascá Scorvo, alcançou a terceira colocação.

Além desses, o projeto “Sistema de produção intensiva de tilápia utilizando tanques-redes articulados de grande volume – TRGV Fisher®”, desenvolvido pela empresa Fisher Piscicultura Água Vermelha no âmbito do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE-FAPESP), coordenado pelos pesquisadores do Polo Regional de Monte Alegre do Sul da APTA, Célia Maria Frascá Scorvo e João Donato Scorvo Filho, e com participação dos pesquisadores do IP, Daniela Castelani e Eduardo Abimorad, ficou com a segunda colocação na categoria “Produção”.

O Prêmio Inovação Aquícola 2019 é uma iniciativa conjunta da Aquaculture Brasil, Aquishow Brasil e Seafood Brasil, que tem o objetivo de reconhecer e agraciar as principais iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento da cadeia produtiva aquícola no País a cada ano.
A seleção dos projetos selecionados foi realizada por meio de uma votação online que contabilizou 8.567 votos.