bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

População poderá auxiliar a construir “condomínio” de polinizadores no coração de São Paulo

Um corredor verde com novas árvores, arbustos e plantas atrativas de polinizadores será instalado - com ajuda da população - no dia 28 de maio, a partir das 9h, em São Paulo, nos arredores do Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo é criar um “condomínio”, um espaço seguro e adequado para os agentes polinizadores – essenciais para a produção de alimentos.
A implantação do corredor verde ocupará aproximadamente 530 metros lineares, abrangendo a Rua Amâncio de Carvalho e a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, na Vila Mariana. A iniciativa é em comemoração à Semana Internacional do Meio Ambiente. De acordo com Harumi Hojo, pesquisadora do IB, “serão plantadas no mínimo 18 árvores e arbustos com a participação da comunidade e orientação de especialistas”. 
O projeto foi inspirado em iniciativas internacionais para reverter a situação de declínio da população de polinizadores no mundo todo - como a realizada em Oslo, capital da Noruega, que implantou a “rodovia das abelhas” com espécies melíferas. A Grã-Bretanha também implantou importantes iniciativas neste sentido.
Crianças e adultos também poderão visitar o Museu Planeta Inseto, do Instituto, e participar de oficinas gratuitas sobre plantios arbóreos, hortas comunitárias, compostagem e mapeamento afetivo do bairro, entre outros temas. O objetivo é mostrar a importância dos insetos não só como produtores de mel, mas também como agentes polinizadores de espécies vegetais, contribuindo na produção de alimentos.
Haverá também a exposição de abelhas nativas sem ferrão. Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, “a iniciativa contribuirá inclusive para a polinização do maior cafezal urbano do Brasil, situado no Instituto Biológico. Promover uma agricultura harmônica com o meio ambiente é uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Pasta”, afirmou.
Construção do condomínio de polinizadores
28 de maio, a partir das 9h
Gratuito
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – Vila Mariana
(11) 5087-1701

Notícias por Ano