Prefeito de Ribeirão Preto conhece as instalações da Usina Verde de Compostagem do Instituto Agronômico (IAC) em Campinas

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, conheceu as instalações da Usina Verde de Compostagem instalada dentro da Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas.

Recepcionado pelo secretário-executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, pelo assessor do Gabinete da SAA, Orlando Melo de Castro, e pelo prefeito de Campinas, Dario Saad, Nogueira conheceu as instalações responsáveis por produzir adubo orgânico a partir de resíduos de poda de árvores, restos de frutas e lodo de esgoto.

"Queremos repetir esse bom modelo de Campinas em Ribeirão Preto", afirmou Nogueira.

"Essa usina traz um ganho ambiental fantástico", comentou Saad.

A Usina Verde resulta de uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e o IAC, que cedeu o espaço para as instalações e oferece suporte técnico para análise química e caracterização do composto resultante.

Com capacidade para fazer a compostagem de 300 toneladas de resíduos, por dia, a Usina recebe restos de galharias que resultam de podas de árvores feitas no município, alimentos vencidos das Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e lodo de esgoto oriundo do tratamento feito pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa).

Com essa destinação, é possível reduzir a quantidade de lixo encaminhada aos aterros sanitários. De acordo com dados da Prefeitura, ao evitar o envio desses resíduos aos aterros, esse projeto deve gerar uma economia de R$ 1.5 milhão, por mês. Há também o ganho ambiental, visto que é minimizada a emissão de gases prejudiciais, como o gás metano (CH4).

Participaram da visita o secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella; diretor de Limpeza Urbana de Campinas, Alexandre Gonçalves; secretário de Infraestrutura de Ribeirão Preto, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre; e superintendente do Daerp, Antonio Carlos de Oliveira Junior.