Preço do Leite pago ao produtor cai 4,4% em dezembro, informa Cepea

O preço médio do litro de leite pago ao produtor recuou 4,37% em dezembro, em relação ao mês anterior. O valor médio pago ao pecuarista foi de R$ 0,4274/litro este mês, conforme levantamento de pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/ Esalq/USP). Descontando frete e INSS, o produtor de leite recebeu pelo litro em dezembro R$ 0,4018. As maiores quedas foram registradas nas regiões do centro-sul baiano (-13,3%), centro-goiano (-13,2%) e em São José do Rio Preto (-8,6%). Já as praças do Sul do País tiveram os menores recuos. Contudo, segundo o Cepea, os valores nas praças do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já estavam relativamente baixos. No relatório deste mês, os pesquisadores do Cepea fazem uma retrospectiva do desempenho do setor em 2005. As expectativas gerais do setor lácteo para 2005 eram relativamente otimistas. Pesquisadores do Cepea destacam que, em primeiro lugar, esperava-se crescimento da economia interna e, com isso, o consumo tendia a melhorar, já que 97,5% da nossa produção total de lácteos é destinada ao mercado doméstico. As expectativas para o mercado internacional também eram otimistas, impulsionadas pela exportação do equivalente a 626 milhões de litros em 2004, o que representou aumento de 57% das vendas externas frente a 2003. Decorridos os seis primeiros meses de 2005, observou-se que o rendimento médio do trabalho (salários com carteira assinada), segundo o IBGE, registrou um ligeiro aumento de 1,02%, quando comparado com o primeiro semestre de 2004. Estendida para o período janeiro a setembro, também comparando 2004 a 2005, observa-se um ganho médio no rendimento do trabalho (valor médio dos salários) de 1,45%, valor significativo para os padrões brasileiros de crescimento. O volume exportado no primeiro semestre de 2005 cresceu 27,1%, chegando à casa dos 256 milhões de litros, o equivalente a US$ 45 milhões, ou seja, 51,8% a mais, em receita, do que no mesmo período de ano anterior. Pesquisas do Cepea mostram que os reflexos desse bom desempenho chagaram até o produtor. Em meados de junho, os preços brutos pagos estavam na média de R$ 0,593/litro, chegando em São Paulo à casa dos R$ 0,62/litro. A partir de julho, no entanto, os indicadores econômicos mostraram-se mais frágeis. No terceiro trimestre do ano, foi registrada redução de 1,2% no PIB em relação ao segundo trimestre. Quanto às exportações de leite, o volume acumulado de julho a novembro foi 6,17% menor do que o embarcado no mesmo período de 2004, mas a receita, em dólar, foi elevada em 16,9%. Contudo, a desvalorização do dólar frente ao real na comparação dos dois períodos, de 21%, acabou diminuindo o montante em reais nas mãos dos exportadores brasileiros Se, pelo lado da demanda, o mercado interno mostrou-se desaquecido e o mercado internacional desfavorecido pelo câmbio, a esperança de sustentação dos preços dependia exclusivamente da oferta. Mas os ganhos de produtividade por parte dos produtores, estimulados pelos altos preços do leite no mercado interno, geraram aumento da oferta. O resultado foram quedas significativas e consecutivas de agosto até dezembro de 2005, observam pesquisadores do Cepea. Neste período, a média Brasil recuou 27,92%. Os Estados que mais sofreram com as quedas foram Goiás (32,9%), São Paulo (30,1%) e Paraná (29,8%).