bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas: alta de 1,32% na segunda quadrissemana de agosto

O IqPR – Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista, que mede os preços pagos aos produtores, registrou alta de 1,32% na segunda quadrissemana de agosto, afirmam pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Separados em grupos de produtos, tanto o IqPR-V (produtos de origem vegetal) quanto o IqPR-A (produtos de origem animal) apresentaram variações positivas, respectivamente de 1,07% e 0,74%. Em comparação com a primeira quadrissemana de agosto, o IqPR subiu 0,46 ponto percentual.
Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice devido a sua importância na ponderação dos produtos, tanto o IqPR como o IqPR-V continuam positivos e fecham em 3,77% e 5,67%, respectivamente.
De acordo com Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti, José Alberto Angelo e Luis Henrique Perez, autores da pesquisa, os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na segunda quadrissemana de agosto foram: tomate para mesa (45,39%), carne suína (28,87%), milho (19,49%), soja (13,20%),  trigo (8,90%) e café (8,55%).
No tomate para mesa, a alta pode ser explicada pelas variações no clima (chuvas em determinados períodos e baixas temperaturas seguidas de estiagem) que reduziram a oferta nas regiões produtoras, provocando a acentuada elevação de preços.
Para a carne suína, reajustes nos preços da ração animal (principalmente milho e farelo de soja) foram repassados pelos produtores, elevando os preços por eles recebidos. Especulações relacionadas a uma reduzida oferta de animais e à abertura do mercado russo também justificam a elevação das cotações no mercado de cevados.
As altas das cotações do milho são reflexos da seca que ocorre nos Estados Unidos, com previsão de queda naquela que seria a maior produção americana, segundo o USDA/EUA. Isso vem permitindo o aumento dos preços internos com expectativa de incremento nas exportações.
Já os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nesta quadrissemana foram: batata (19,42%), feijão (14,71%), banana nanica (3,03%) e laranja para mesa (1,86%).
O excesso de oferta (devido à coincidência de safra paulista e mineira) fez o preço da batata despencar, levando produtores a reduzirem o ritmo da colheita para tentar segurar as cotações.
A entrada dos últimos lotes da safra da seca do feijão com qualidade, prejudicada pelas chuvas, e o início da safra de inverno (irrigada) provocaram a redução de seus preços, que mesmo assim continuam elevados aos consumidores, inibindo a demanda.
Para ler o artigo na íntegra, acesse: www.iea@sp.gov.br
Assessoria de Imprensa do IEA
Nara Guimarães
(11) 5067-0498
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Assessoria de Comunicação/Secretaria
Marina Mantovani/Adriana Rota/Nara Guimarães/Melissa Cerozzi
Tel.: (11) 5067-0069
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com

 

Notícias por Ano