bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas sobem 0,45% na terceira quadrissemana de janeiro

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural,  subiu 0,45% na terceira quadrissemana de janeiro, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O índice de preços dos produtos de origem vegetal aumentou acima da média, ou seja, 3,26%, enquanto o índice de preços dos produtos de origem animal recuou 7,06%. Com a exclusão da cana-de-açúcar do cálculo, o índice geral vai para 0,59%, puxado pelos preços dos produtos vegetais (8,86%).
Entre os produtos analisados, sete apresentaram alta nos preços (todos do setor vegetal) e 13 sofreram queda (sete do segmento vegetal e os seis da área animal). As altas mais expressivas ocorreram nos preços da batata (65,21%); do feijão (32,76%); do tomate para mesa (28,06%) e da laranja para indústria (6,03%).
A alta vertiginosa no preço da batata deve-se ao final da safra atual e à perspectiva de escassez conjuntural, acirrada em virtude da dificuldade de colheita e do transporte para o mercado, devido às chuvas, solo encharcado e estradas vicinais alagadas, dizem os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti, José Alberto Angelo e José Sidnei Gonçalves.
O atraso na colheita do feijão das águas, que foi plantado mais tarde que o habitual, levou a entradas insuficientes do produto frente às pressões de demanda, observam os analistas do IEA. A quebra de safra e a perda de qualidade reforçam a elevação conjuntural mais expressiva dos produtos com melhor qualidade.
As chuvas recentes levaram à redução da oferta de tomate e, em conseqüência, ao aumento do preço para os produtores. No caso da laranja para indústria, a desvalorização cambial e a entrada da entressafra resultaram em preços mais elevados, face às disposições contratuais, explicam os analistas.
As quedas mais significativas foram verificadas nos preços da carne de frango (21,28%); do amendoim (7,50%); da laranja para mesa (5,18%) e do algodão (4,12%).
A íntegra da análise está disponível em www.iea.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
 

Notícias por Ano