bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas sobem 0,49% na terceira quadrissemana de setembro

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) subiu 0,49% na terceira quadrissemana de setembro de 2009, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Foi puxado pelo índice de preços dos produtos de origem vegetal, com alta de 2,53%. Já o índice de preços dos produtos de origem animal recuou 4,57% no período.
Com a exclusão da cana-de-açúcar do cálculo, o índice geral registra queda de 0,24%, mas o índice de produtos vegetais sobe um pouco mais (3,88%), segundo os pesquisadores Eder Pinattti, José Alberto Ângelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez.
As altas mais significativas foram observadas nos preços da laranja para mesa (19,58%); do tomate para mesa (17,09%); da banana nanica (14,12%) e da carne da suína (10,49%). “Na laranja (para mesa), a retomada das aulas, concomitante com o fim do período mais duro de inverno, eleva o consumo, além da concorrência menor da laranja para indústria para o consumo in-natura, em virtude da redução da oferta da mesma para este fim”, dizem os pesquisadores.
A forte quebra de safra do tomate de mesa leva o preço do produto a patamar nunca antes alcançado nesta época do ano, observam os técnicos. “Entretanto, (o preço) começa a apresentar recuo na variação quadrissemanal, indicando recuperação da oferta, apesar dos fortes temporais que assolaram o País no período.”
No caso da banana nanica, a redução da oferta, provocada pela formação dos cachos nos meses de inverno, e o aumento da procura, induzido pelo clima mais ameno de setembro, determinam a acentuada variação de preços da banana. “A melhoria da oferta com o desenvolvimento mais completo dos cachos em setembro e outubro já proporciona o início do recuo dos preços em relação à semana anterior e uma menor taxa de crescimento em relação à quadrissemana anterior.”
Por sua vez, a alta do preço da carne suína decorre do aumento da demanda, principalmente por parte da indústria, que está incrementando a produção de derivados de carne suína, com vistas ao consumo do final do ano e, também, da redução da produção. “Porém as cotações mostram recuperação parcial, visto que, em média, estão na mesma faixa dos preços praticados no mesmo período de 2007, mas ainda menores (30%), em relação ao mesmo período de 2008.”
As quedas mais acentuadas foram verificadas nos preços da carne de frango (16,50%), do feijão (14,32%), do amendoim (4,31%) e dos ovos (2,99%).
Link: Íntegra da análise da terceira quadrissemana de setembro 

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Notícias por Ano