bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas sobem 0,92% na terceira quadrissemana de janeiro

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor, subiu 0,92% na terceira quadrissemana de janeiro de 2010, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A maior alta foi verificada no índice de preços dos produtos de origem vegetal (1,18%), enquanto o índice de preços dos produtos de origem animal aumentou apenas 0,27%.
Com a exclusão da cana-de-açúcar do cálculo, tanto o índice geral quanto o índice dos produtos vegetais apresentam variação negativa, respectivamente, de 0,41% e 1,06%. “Isto demonstra que a cana vem impulsionando o IqPR, enquanto os demais produtos sofrem oscilações de altas e baixas”, dizem os pesquisadores Eder Pinatti, José Alberto Ângelo, José Sidnei Gonçalves, Luis Henrique Perez e Danton Leonel de Camargo Bini.
As altas mais expressivas ocorreram nos preços da batata (14,37%); da laranja para mesa (12,06%); do arroz (5,71%); da carne suína (5,30%) e do algodão (4,65%). No caso da batata, o verdadeiro sobe-e-desce das cotações foi função do clima e das dificuldades de colheita e transporte, devido às chuvas, solo encharcado e estradas vicinais alagadas, explicam os autores da análise.
A carne suína, depois de atingir uma das cotações mais baixas dos últimos meses, iniciou reação de alta, observam os analistas, em função de aquecimento da demanda de final de ano. Para a laranja de mesa, a ocorrência da entrada do verão, que eleva o consumo de sucos, levou à recuperação das cotações.
As quedas mais relevantes deram-se nos preços do tomate para mesa (44,10%); da banana nanica (12,01%); da soja (7,06%); do amendoim (6,20%) e do feijão (5,09%).
A evolução dos índices quadrissemanais de preços, dizem os pesquisadores do IEA, mostra poucas variações nas últimas quatro quadrissemanas. O índice geral cresceu 0,8 ponto percentual em relação a  quadrissemana anterior e o índice de produtos vegetais apresentou recuperação de 1,5 ponto percentual. Já o índice de produtos animais, apesar de positivo, recuou 0,8 ponto percentual em relação a quadrissemana passada, puxado pelas quedas da carne de frango e do leite tipo C.
Link: íntegra da análise do Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio e Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

Notícias por Ano