bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas sobem 1,05% na segunda quadrissemana de abril

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que me os preços pagos ao produtor rural, subiu 1,05% na segunda quadrissemana de abril, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O grupo de produtos de origem animal sofreu alta de 1,72%, enquanto o índice dos produtos de origem vegetal subiu abaixo do índice geral, ou seja, 0,81%.
Dos produtos analisados, nove apresentaram alta nos preços (cinco do setor vegetal e quatro do segmento animal), enquanto nove tiveram recuo (sete produtos vegetais e dois da área animal). As altas mais expressivas ocorreram nos preços da batata (31,74%); da banana nanica (16,33%); dos ovos (13,86%); da soja (10,81%) e da laranja para mesa (7,29%).
O verão seco deste início de ano resultou na oferta de quantidade excedente da batata entre fevereiro e março, o que fez com que muitos produtores atrasassem suas colheitas para o começo de abril à espera de preços remuneradores, dizem os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti, José Alberto Angelo e José Sidnei Gonçalves.
Já a banana foi beneficiada pelas compras de banana para a merenda escolar, somadas às temperaturas amenas do outono (que estimulam o consumo), propiciando aumento sazonal de preços típico da fruta, explicam os analistas. No caso da soja, a falta de chuvas prejudicou o desenvolvimento dos grãos, gerando baixa oferta da commodity em toda a América do Sul.
A demanda por sucos, associada à menor oferta do produto e o final da colheita de outras frutas, contribuiu para a elevação das cotações da laranja de mesa neste período.
As quedas mais relevantes foram verificadas nos preços da carne suína (17,72%); do amendoim (11,50%); do café (10,53%) e do tomate para mesa (7,67%).
A íntegra da análise está disponível no site www.iea.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
 

Notícias por Ano