bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas sobem 1,21% na terceira quadrissemana de dezembro

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR)  subiu 1,21% na terceira quadrissemana de dezembro de 2009, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O índice de preços dos produtos de origem vegetal aumentou 1,61%, enquanto o índice de preços dos produtos de origem animal apresentou variação positiva de 0,22%.

Com a exclusão da cana-de-açúcar do cálculo, o índice geral praticamente não registrou variação (fechou estável em 0,01%). Já o índice dos produtos vegetais apresentou queda de 0,19%. 

As altas mais relevantes ocorreram nos preços da laranja para indústria (21,33%), da carne de frango (10,53%), da laranja para mesa (10,14%), dos ovos (7,44%), do café (6,35%) e do algodão (4,60%). No caso das laranjas (mesa e indústria), a ocorrência da entrada do verão, que eleva o consumo de sucos, impactou as cotações no sentido da recuperação, uma vez que ainda estão muito inferiores aos preços observados no ano passado, dizem os pesquisadores Eder Pinatti, José Alberto Ângelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez.

“A carne de frango, depois de atingir uma das cotações mais baixas dos últimos meses, iniciou reação em período de aquecimento da demanda e dificuldades de escoamento da produção devido às chuvas torrenciais que ocorreram no Estado”, observam os autores da análise.

As quedas mais expressivas foram verificadas nos preços da batata (40,21%), da banana nanica (35,39%), do tomate para mesa (24,93%), do feijão (15,37%), do amendoim (10,01%), do leite tipo B (7,67%) e do trigo (6,44%). 

A evolução dos índices quadrissemanais de preços mostra recuo em relação à quadrissemana anterior, de 0,9 ponto percentual para o índice geral e de 1,6 ponto percentual para o índice de produtos vegetais. Já o índice de produtos animais mantém a tendência de alta, porém agora com menor intensidade em relação à última quadrissemana (ficou 0,7 ponto percentual acima, passando a registrar valor positivo).

Link: íntegra do artigo "Preços agropecuários: alta de 1,21% na terceria quadrissemana de dezembro

Assessoria de Comunicação da APTA

José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Notícias por Ano