bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas sobem 1,22% na terceira quadrissemana de junho

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 1,22% na terceira quadrissemana de junho, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Sem considerar a cana-de-açúcar (de maior peso no cálculo), o índice geral aumenta 1,36%.
O grupo de produtos de origem vegetal sofreu acréscimo nos preços de 1,06% e, sem incluir a cana, este índice pula para 1,12%. Já o grupo de produtos de origem animal apresentou variação positiva de 1,67%.
As altas mais significativas ocorreram nos preços do tomate para mesa (65,52%); da batata (21,87%); dos ovos (9,00%); da carne de frango (5,42%) e do arroz (4,99%).
Nas últimas semanas, as chuvas (inclusive de granizo) reduziram a oferta de tomate para mesa nas regiões produtoras, e a colheita de variedades mais valorizadas provocou acentuada elevação de preços, dizem os pesquisadores Luis Henrique Perez (lhperez@iea.sp.gov.br), Danton Leonel de Camargo Bini (danton@iea.sp.gov.br), Eder Pinatti (pinatti@iea.sp.gov.br) e José Alberto Angelo (alberto@iea.sp.gov.br).
No caso da batata, chuvas extemporâneas dificultam a colheita do tubérculo e seu transporte ao mercado, associadas à entrada de variedade mais valorizada. 
As quedas mais acentuadas foram observadas nos preços da laranja para mesa (21,86%); da banana nanica (8,67%); do feijão (8,36%); do algodão (5,78%) e da café (4,79%).
A falta de mercado para laranja de indústria (combinação de grande safra com queda nas exportações e existência de grandes estoques de suco) deixou poucas alternativas ao citricultor, que viu caírem os preços da laranja para mesa. Soma-se a isto a diminuição do consumo in-natura por parte dos consumidores nessa época do ano, com temperaturas mais baixas.
Clique aqui para ver a íntegra da análise
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Notícias por Ano