bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas sobem 1,73% na terceira quadrissemana de janeiro

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 1,73% na terceira quadrissemana do ano, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Foi puxado pelo índice de preços dos produtos de origem vegetal (alta de 3,31%), já que o índice de preços dos produtos de origem animal caiu 2,21%.
Dos produtos analisados, sete sofreram alta de preços (todos de origem vegetal), enquanto 12 apresentaram recuo (seis de origem vegetal e seis produtos animais). A redução no ritmo de aumento nos preços do tomate e a queda de preços dos produtos de origem animal levaram ao menor aumento do índice geral, que foi de 2,44% na quadrissemana, segundo os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti, José Alberto Angelo e José Sidnei Gonçalves.
As altas mais expressivas ocorreram nos preços do tomate (51,98%); do café (14,58%) e da laranja para mesa (7,31%). As chuvas continuadas geraram perdas na colheita do tomate, numa situação de demanda aquecida e safra menor, com impacto conjuntural no abastecimento do produto, dizem os analistas.
As pressões da demanda internacional e doméstica e os menores estoques contribuíram para a alta dos preços do café, que atingiram os níveis mais elevados dos últimos anos. Ademais, a redução da safra, em especial colombiana, abre espaço para vendas de café brasileiro de qualidade superior, com impacto nos preços médios internos do arábica (caso do café paulista), acrescentam os técnicos do IEA.
Já os preços da laranja de mesa refletem o impacto da demanda típica do verão sobre o consumo de sucos naturais, numa conjuntura em que a oferta está dada e dimensionada pela safra. “De outro lado, há o efeito das chuvas dos últimos dias que dificultaram a colheita e o transporte.”
As quedas mais significativas foram verificadas nos preços da batata (11,85%); do amendoim (10,56%); do feijão (9,33%) e da carne suína (9,22%).
Link: íntegra da análise
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp 
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com/
www.delicious.com/agriculturasp
http://www.orkut.com.br

Notícias por Ano