bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas sobem 1,87% na primeira quadrissemana de novembro

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 1,87% na primeira quadrissemana de novembro, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O maior aumento ocorreu nos preços dos produtos de origem animal (3,12%), já que os produtos de origem vegetal tiveram variação positiva de 1,37%.
As maiores altas ocorreram nos preços do amendoim (14,11%), da carne bovina (10,57%), da banana nanica (9,16%), da batata (7,29%) e da soja (6,67%). No caso do amendoim, o ajuste decorrente de situação de menor oferta, aliada às pressões de demanda, dizem os pesquisadores José Alberto Angelo, José Sidnei Gonçalves, Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti.
As cotações da carne bovina continuam em ascensão em função da entressafra, pois o período de seca produziu fortes impactos nas pastagens e reduziu a oferta de animais para o abate. Além disso, existe a pressão de demanda pelo aumento da massa de salários que mantém aquecida a procura por carnes em geral. O mercado varejista consegue repassar os aumentos vindos do atacado e consequentemente permite novos aumentos ao produtor.
Os preços da banana comumente atingem seu pico na primavera, quando há maior propensão ao consumo e quando a oferta é prejudicada pelas ondas de frio dos meses anteriores que retardaram a formação dos cachos.
No caso da batata, a menor oferta produziu significativo aumento nos preços nas últimas semanas.
Os preços da soja estão pressionados pela demanda chinesa e de outras nações importadoras, associada à menor disponibilidade norte-americana para vendas externas, o que vem afetando o comportamento dos preços internacionais.
As quedas mais expressivas ocorreram nos preços do feijão (22,38%), do tomate para mesa (8,55%), da carne de frango (8,22%), da laranja para indústria (4,98%) e do leite C (4,78%).
A íntegra da análise está disponível no site www.iea.sp.gov.br.

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Notícias por Ano