bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas sobem 1,95% na terceira quadrissemana de junho

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR),  que os preços pagos ao produtor rural, subiu 1,95% na terceira quadrissemana de junho, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O índice de produtos de origem vegetal apresentou a maior alta (2,45%), enquanto o índice de produtos de origem animal fechou com variação positiva 0,72%.
As altas mais expressivas ocorreram nos preços da laranja para indústria (21,63%); do tomate para mesa (19,86%); da laranja para mesa (15,55%); da banana nanica (13,04%) e do amendoim (5,84%).
Os preços da laranja para indústria, numa conjuntura distinta do ano passado, foram puxados para cima pela demanda internacional e, no mercado interno, os preços da laranja para mesa subiram devido à oferta reduzida do produto, dizem os pesquisadores José Alberto Angelo, José Sidnei Gonçalves, Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti. “Contudo, nas últimas três semanas, os preços pesquisados para ambas mostram uma estabilização.”
Já os preços do tomate apresentam-se dentro do padrão normal de comportamento para a época do ano, segundo a análise. Variações em amplitudes elevadas são verificadas em função de preços anteriores muito baixos.
No caso da banana, as baixas temperaturas e a redução na umidade do ar retardam o crescimento da fruta, prolongando o tempo necessário à formação dos cachos, observam os técnicos do IEA. Isto reduz a oferta do produto e provoca o aumento nos preços.
Há também evidências de acomodação progressiva do movimento de preços mais altos do amendoim, decorrente da menor safra, dizem os pesquisadores. Isto se deve principalmente à menor disponibilidade das áreas de renovação de canaviais. “Ainda assim, as expectativas são de preços ascendentes.”
As quedas mais significativas foram verificadas nos preços da batata (37,28%); da carne suína (4,65%) e do algodão (3,15%).
Link: íntegra da análise do IqPR
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva (estagiária)
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Notícias por Ano