bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

PREÇOS AGROPECUÁRIOS ENCERRAM JANEIRO EM QUEDA DE 0,24

O IqPR – Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista encerrou o mês de janeiro em queda de 0,24%, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os produtos que registraram as maiores altas foram: batata (44,20 %), tomate para mesa (42,46 %), trigo (16,95%) e algodão (5,13 %).
Para batata, o final da colheita na região de Itapeva, associado às fortes chuvas que prejudicaram a produção provocaram o aumento do preço do produto. No tomate para mesas, as chuvas geraram perdas de colheita, com impacto conjuntural no abastecimento do produto, elevando seus preços, esclarecem Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti e José Alberto Angelo.
No caso do trigo, as quebras na última safra, principalmente no Hemisfério Norte e Argentina, e a valorização do dólar em 2012 elevaram os preços recebidos pelos produtores do grão, colocando-o como opção ao milho safrinha nas regiões produtoras em 2013. Estes aumentos já estão sendo repassados no preço da farinha de trigo e consequentemente ao consumidor final pelas panificadoras.  
A firme demanda pelo algodão no mercado internacional puxada pelos anseios de ampliação dos estoques oficiais chineses e a maior necessidade de compra do produto pelas indústrias têxteis foram fundamentais para o reajuste dos preços recebidos pelos cotonicultores neste começo de ano.
De acordo com os pesquisadores, os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços foram: banana nanica (-21,01%), soja (-12,92 %) e amendoim (-7,64 %).
Para a banana, o clima quente e chuvoso acelerou a oferta do produto, ao mesmo tempo em que a demanda diminuiu com a concorrência de outras frutas de época (verão), provocando a redução do preço do produto.
No caso da soja, a perspectiva de safra recorde no Brasil, que deve ultrapassar a produção dos Estados Unidos, e a execução de vendas antecipadas por parte dos produtores apresentam a expectativa de uma grande quantidade do produto no mercado em 2013. É importante enfatizar, contudo, que em comparação com o mesmo período do ano anterior os preços atuais estão aproximadamente 40% maiores.  A liberação de estoques de amendoim superou a demanda, provocando a redução dos seus preços.
Evolução dos últimos 12 meses
Após as quedas de janeiro de 2012, causadas principalmente pela redução nos preços do tomate para mesa, o IqPR e o IqPR-V (índice de produtos vegetais) apresentaram ascensões quase ininterruptas entre março e setembro de 2012 em virtude de reajustes como os do arroz, feijão, batata e soja. Já nos meses de outubro e novembro, ancorados pelas desvalorizações das laranjas e da inversão nos preços da soja, o IqPR-V cai quase 6%. Em dezembro, estes índices voltam a ter ascensões devido ao aumento da demanda ocasionada pela maior circulação monetária com o 13º salário. Assim, de janeiro de 2012 a janeiro de 2013, puxado principalmente pelos produtos animais (IqPR-A), o IqPR tem alta de 4,42%. Já o IqPR-V, bastante influenciado pela queda da cana-de-açúcar nesse mesmo intervalo (- 5,45%), fecha com queda de 1,61%.
No caso dos produtos animais, o IqPR-A acumulado nos últimos 12 meses registrou alta de 22,16%; o que se vê nesse período é um desempenho com oscilações. Após queda do índice em janeiro puxada pelo recuo dos preços das carnes, nos meses de março e abril de 2012 houve recuperação deste indicador com as valorizações dos leites, ovos e carne de frango. Em maio há nova queda, ancorada pela desvalorização dos ovos pós-quaresma e em junho e julho, com o descarte excessivo de aves poedeiras e a baixa reposição de pintinhos nas avícolas, ovos e carne de frango movimentaram para o alto o IqPR-A. Com a elevação dos custos da ração animal, as carnes suína e de frango incentivaram em grande intensidade a significativa elevação do índice em agosto e setembro de 2012. De outubro a dezembro a elevação do índice continua puxada principalmente pela carne suína, seguidas dos ovos e carne de frango.
Clique aqui para lero artigo na íntegra e consultar as tabelas
Mais informações:
Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Instituto de Economia Agrícola
Tel.: (11) 5067-0498
www.iea.sp.gov.br

Notícias por Ano