bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

PREÇOS AGROPECUÁRIOS FECHAM A SEGUNDA QUADRISSEMANA DE ABRIL EM ALTA

No período analisado, 8 produtos apresentaram alta de preços. Banana, tomate e batata apresentaram as maiores elevações. Dos produtos que apresentaram queda, carnes suína e de frango e amendoim foram os destaques.
O IqPRÍndice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou alta de 0,14% na segunda quadrissemana de abril, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Os produtos que registraram as maiores altas foram: banana nanica (52,00%), tomate para mesa (30,24%) e batata (29,64%), influenciados pelo clima pouco favorável a essas culturas, que  tiveram suas ofertas e produtividades reduzidas  no período.
A laranja para mesa (19,11%) e o algodão (14,58%) também tiveram variações expressivas neste intervalo, de acordo com levantamento dos pesquisadores do IEA, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti e José Alberto Angelo. No grupo de origem animal, apenas dois produtos registram ligeiras altas, o leite B (0,35%) e a carne bovina (0,14%).
As maiores quedas de preços nas últimas quatro semanas foram registradas nos seguintes produtos: carne de frango (13,61%), amendoim (10,12%), carne suína (8,56%), milho (7,61%), arroz (5,97%) e soja (4,52%).
O comportamento de baixas nas cotações das carnes de frango e suína (com a boa oferta e a redução do consumo na quaresma), dos grãos (em período de safra) e do ATR da cana contribuíram para segurar o IqPR em 0,14% nesta quadrissemana, uma vez que as altas verificadas nos produtos vegetais registram variações de preços expressivas.
Para ler o artigo na íntegra e conferir as tabelas, clique aqui.
Texto: Nara Guimarães
Assessora de Imprensa - IEA
Tel.: (11) 5067-0498
www.iea.sp.gov.br

Notícias por Ano